Publicidade

Feed em tela cheia do Instagram vai chegar para mais gente, confirma Zuckerberg

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Junho de 2022 às 10h02

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, compartilhou uma prévia do teste do feed em tela cheia no seu perfil do Instagram. Segundo o executivo, a mudança visual será liberada "em breve" para mais pessoas. Ele ressaltou que as fotos ainda continuarão como uma parte importante da rede social.

Apesar da afirmação de Zuckerberg, a versão em tela cheia do feed é claramente uma cópia do estilo do TikTok, muito mais focada em vídeos do que em imagens estáticas. A mudança afetará também os atalhos para acessar a caixa de entrada das mensagens e para criar publicações na plataforma.

Continua após a publicidade

Há pelo menos três diferentes estilos de feed em tela cheia sendo testados simultaneamente pelo Instagram. A primeira ocupa realmente a tela inteira, deixando apenas o espaço da barra inferior livre, e exige o arrastar de dedo para cima para mudar de publicação. O segundo modelo segue a mesma linha visual já mencionada, mas mantém a rolagem livre como é hoje.

Já a versão mostrada pelo CEO da Meta, parece ser um aprimoramento do primeiro, porém com um visual mais limpo e quase sem botões. Esta terceira alternativa pode ter sido criada a partir do teste recente do TikTok, que passou a oferecer uma experiência com poucos elementos na tela para privilegiar a exibição dos vídeos.

Feed em Full Screen

O Instagram já havia confirmado o teste por meio de um tuíte, mas o experimento ainda estava restrito a poucos usuários. Quando foi liberado, houve bastante reclamação por influenciadores digitais, porque a visualização exibe apenas uma post por vez e privilegia quem produz conteúdo na vertical.

Continua após a publicidade

Enquanto foca em mudar totalmente coisas consolidadas, a plataforma parece ter deixado de lado a correção de bugs. Há várias semanas, pessoas têm reclamado de constantes problemas como bugs nos filtros — que deixou muita gente apreensiva com uma improvável remoção do recurso — e instabilidades. Na quarta-feira, por exemplo, uma falha fez com que Stories fossem reexibidos várias vezes.

Ainda não foi informado oficialmente quando o feed em tela cheia será liberado para todos. Como até Zuckerberg já está o compartilhando, não seria surpresa se a mudança desse as caras nos próximos dias. De qualquer forma, o Instagram se diz aberto ao feedback dos usuários, então ainda pode haver alguma reviravolta se a maioria achar ruim esse visual em full screen.