Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook quer saber sua senha de portais de notícias para combater fake news

Por| 29 de Agosto de 2020 às 18h00

Link copiado!

Glen Carrie/Unsplash
Glen Carrie/Unsplash
Tudo sobre Facebook

Há muito tempo o Facebook trabalha para evitar o compartilhamento de fake news em sua plataforma. Recentemente, por exemplo, visando a campanha presidencial norte-americana, a rede social anunciou em conjunto ao Twitter uma série de novos recursos para combater a desinformação eleitoral. Agora, conforme anunciado pela companhia na última sexta-feira (28), está em teste um recurso para vincular os perfis dos usuários às suas assinaturas de portais de notícias.

De acordo com o Facebook, o objetivo é “fornecer uma melhor experiência de consumo de notícias no Facebook” e permitir que os editores “aprofundem seu relacionamento com os assinantes”. Dessa forma, além de reduzir o número de vezes que um assinante do jornal O Globo - contextualizando aqui um exemplo brasileiro bem comum no Google Notícias, que tem conteúdo exclusivo para seus usuários, faria login ao se interessar em ler uma matéria compartilhada no na rede social, o algoritmo também priorizaria a exibição de notícias dos sites vinculados.

“As pessoas estão cansadas de contas e senhas e, portanto, não é surpreendente que uma das reclamações mais comuns dos leitores seja que eles precisam fazer login com muita frequência e, claro, quando isso acontece, eles não se lembram do nome de usuário ou da senha. Depois que um leitor vincula sua assinatura, qualquer visita do Facebook para nós oferece uma experiência perfeita e sem atrito diretamente com o conteúdo que eles esperam”, revela Christian Panson, vice-presidente digital do portal de notícias Winnipeg Free Press.
Continua após a publicidade

Aceitação pelo público

O recurso está em testes com alguns veículos de imprensa americanos e os resultados são promissores. Tanto que, em junho, contas do Facebook vinculadas a portais de notícias registraram 111% mais cliques em artigos na comparação com os não vinculados. Vale ressaltar que o Facebook News está disponível desde junho nos Estados Unidos e tem agradado pelos seus rigorosos padrões de integridade e participação de portais conhecidos pelo grande público.

Continua após a publicidade

De acordo com Campbell Brown, vice-presidente Global de Parcerias de Notícias, diante dessa aceitação, a companhia está acelerando o processo de internacionalização da ferramenta e pretende lançá-la dentro do prazo de até um ano em países como Reino Unido, Alemanha, França, Índia e aqui no Brasil. Também está nos planos da rede social promover reportagens originais e reforçar os conteúdos locais na plataforma.

Fonte: Facebook