Twitter e Facebook lançam novos recursos para combater a desinformação eleitoral

Por Stephanie Kohn | 13 de Agosto de 2020 às 14h41
Reprodução/Adweek

Para diminuir a desinformação em relação à eleição presidencial dos Estados Unidos, Facebook e Twitter anunciaram, nesta quinta-feira (13), novas medidas em suas plataformas.

O Facebook lançou uma página, acessada a partir do menu da rede social e do Instagram, que vai reunir ferramentas e informações para ajudar milhões de eleitores. No hub, usuários de ambos os sites podem verificar se possuem o registro necessário para votação e conseguem fazer o registro, caso não estejam cadastrados.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Os internautas também podem verificar mudanças nos procedimentos de votação que estão sendo introduzidas em vários estados devido à pandemia e visualize hashtags relacionadas à votação. O lançamento inclui também uma função de alerta para que as autoridades eleitorais, estaduais e locais, possam comunicar informações atualizadas sobre as eleições.

Já o Twitter expandiu regras contra mentiras que envolvam votos por correio e votação antecipada. A empresa disse que vai implementar as novas políticas no próximo mês. O microblog também informou que está explorando como expandir suas “políticas de integridade civil” para lidar com publicações mentirosas sobre outros procedimentos eleitorais. Os detalhes ainda estão sendo finalizados.

Na política atual da empresa diz que "você não pode usar os serviços do Twitter com a finalidade de manipular ou interferir em eleições ou outros processos cívicos." Vale lembrar que, no ano passado, a plataforma desenvolveu formas de combater a desinformação do voto adicionando um botão que permite aos usuários relatar tuítes eleitorais enganosos.

Fonte: AFP, Reuters e TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.