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Twitter e Facebook lançam novos recursos para combater a desinformação eleitoral

Por| 13 de Agosto de 2020 às 14h41

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Reprodução/Adweek
Reprodução/Adweek

Para diminuir a desinformação em relação à eleição presidencial dos Estados Unidos, Facebook e Twitter anunciaram, nesta quinta-feira (13), novas medidas em suas plataformas.

O Facebook lançou uma página, acessada a partir do menu da rede social e do Instagram, que vai reunir ferramentas e informações para ajudar milhões de eleitores. No hub, usuários de ambos os sites podem verificar se possuem o registro necessário para votação e conseguem fazer o registro, caso não estejam cadastrados.

Os internautas também podem verificar mudanças nos procedimentos de votação que estão sendo introduzidas em vários estados devido à pandemia e visualize hashtags relacionadas à votação. O lançamento inclui também uma função de alerta para que as autoridades eleitorais, estaduais e locais, possam comunicar informações atualizadas sobre as eleições.

Já o Twitter expandiu regras contra mentiras que envolvam votos por correio e votação antecipada. A empresa disse que vai implementar as novas políticas no próximo mês. O microblog também informou que está explorando como expandir suas “políticas de integridade civil” para lidar com publicações mentirosas sobre outros procedimentos eleitorais. Os detalhes ainda estão sendo finalizados.

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Na política atual da empresa diz que "você não pode usar os serviços do Twitter com a finalidade de manipular ou interferir em eleições ou outros processos cívicos." Vale lembrar que, no ano passado, a plataforma desenvolveu formas de combater a desinformação do voto adicionando um botão que permite aos usuários relatar tuítes eleitorais enganosos.

Fonte: AFP, Reuters e TechCrunch