Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook quer que você veja menos conteúdo político no feed

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Setembro de 2021 às 17h10

Link copiado!

Oleg Magni/Pexels
Oleg Magni/Pexels
Tudo sobre Facebook

O Facebook dará menos relevância para publicações relacionadas a política no Feed de Notícias. De acordo com uma descoberta do site Axios, a rede social toma a decisão seguindo o feedback de usuários, mas por enquanto limita a alteração aos Estados Unidos.

A novidade é mais um passo da gigante para minimizar o compartilhamento de conteúdo relacionado a política na plataforma. Em fevereiro, o Facebook experimentou reduzir o alcance de publicações relacionadas ao tema em vários países, incluindo o Brasil. De acordo com o site, o teste foi bem avaliado entre usuários e será expandido para mais regiões.

Depois disso, a luta contra a discussão política na rede continuou: em maio, o Facebook relatou que mais de 700 perfis foram apagados entre 2017 e 2020 em um pente fino contra contas acusadas de manipular informações. Um mês depois, os privilégios de perfis controlados por autoridades e políticos estavam na corda bamba, com a companhia planejando abrir caminho para moderação mais severa.

Continua após a publicidade

No atual esforço de minimizar a circulação de publicações sobre política, perfis legítimos podem acabar com audiência prejudicada. Contas de veículos jornalísticos dedicados ao noticiário político, por exemplo, alcançariam menos leitores com suas manchetes.

Impacto é maior nos mais atentos

Ainda que pareça ter um grande peso no Facebook, o conteúdo relacionado a política não é o mais popular por lá. Informações levantadas pelo CrowdTangle, serviço de propriedade da companhia, mostram que o engajamento de políticos com a comunidade é inferior ao alcançado por memes, entretenimento, música ou esportes.

Mesmo com menor relevância, publicações com conteúdo político têm capacidade de viralizar e causar estrago, especialmente em períodos eleitorais. A prova de que o Facebook reconhece o problema são as sucessivas adições da companhia em moderação, transparência e checagem de fatos nos países em que atua, como fez no Brasil em 2018.

Continua após a publicidade

A mudança de abordagem para o alcance de publicações afetará os usuários gradativamente. O intervalo também permite que essa notícia alcance administradores de perfis focados na divulgação de notícias sobre política para que se preparem para a mudança. Por enquanto, não há previsão para a implementação em outros países além dos EUA.

Fonte: Axios, The Verge, Facebook