Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em experimento, Facebook vai reduzir exposição de publicações sobre política

Por| 10 de Fevereiro de 2021 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Tudo sobre Facebook

O Facebook vai reduzir a exibição de publicações relacionadas à política no feed de notícias de alguns usuários brasileiros. Mas calma, é só um experimento. A mudança deve ser temporária e vai funcionar como teste para a empresa entender como criar hierarquias para informações do tipo.

Em publicação oficial, o Facebook explicou que a movimentação vai impactar usuários do Brasil, Estados Unidos, Canadá e Indonésia. “Vamos temporariamente reduzir a distribuição de conteúdos sobre política no feed de notícias para uma pequena porcentagem de pessoas [...] nas próximas semanas”, diz a empresa.

Por este período, a companhia deve explorar algumas formas de criar rankings de conteúdos. Apenas materiais relacionados à saúde, de governos e entidades como a Organização Mundial da Saúde, não devem entrar no experimento.

Continua após a publicidade

“Para determinar o quão efetivas estas novas abordagens são, nós enviaremos pesquisas a pessoas sobre a experiência delas durante estes testes. É importante notar que não estamos removendo todo conteúdo político do Facebook”, apontou a companhia.

Segundo dados da própria companhia, publicações sobre política somam somente 6% do total compartilhado na rede social nos Estados Unidos. O Facebook não oferece números direcionados para o Brasil no comunicado.

A relação da rede social com política já é antiga, e um grande exemplo é o caso Cambridge Analytica, que veio à tona em 2018. O vazamento expôs que dados dos usuários foram usados para direcionar anúncios de campanha política na rede social.

Em 2019, a plataforma enfrentou uma onda de disseminação de notícias falsas e desinformação, principalmente relacionadas a questões políticas e campanhas de eleição.

Continua após a publicidade

Fonte: Facebook