Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook e Instagram permitem publicar seus NFTs ao mesmo tempo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Agosto de 2022 às 18h04

Link copiado!

Reprodução/Meta
Reprodução/Meta
Tudo sobre Facebook

A Meta anunciou um recurso que permitirá a publicação de imagens no formato de tokens não fungíveis (NFTs) no Instagram e no Facebook simultaneamente. Após conectar a sua carteira favorita, a pessoa poderá divulgar o colecionável nas duas redes sociais com apenas uma só ação.

O sistema deve funcionar de modo semelhante aos posts com fotos, vídeos do Reels e Stories. Por enquanto, a Meta tem compatibilidade apenas com as carteiras Metamask, Rainbow, Trust Wallet, Coinbase Wallet e Dapper Wallet e suporta imagens digitais cunhadas nas blockchains Ethereum, Polygon e Flow.

Continua após a publicidade

As duas plataformas já permitiram criar publicações a partir dos itens, mas era preciso fazer manualmente em cada uma. Os testes iniciaram em maio de 2022 e foram evoluindo até o momento atual.

NFTs no Face e Insta

A estratégia da Meta é fortalecer a cultura dos NFTs para quando ocorrer o lançamento definitivo do seu metaverso. A empresa pretende comercializar itens digitais variados para aprimorar a experiência: roupas e acessórios para avatares, propriedades e terrenos, objetos para residências ou escritórios, além de outros itens que ainda serão divulgados.

Hoje, há suporte a NFTs no Instagram em mais de 100 países, embora nem todos os usuários sejam capazes de publicá-lo. Com a unificação, espera-se que o Facebook também tenha a base expandida para mais nações. O Brasil está entre os países com disponibilidade dos itens desde o começo deste mês, afinal trata-se de um dos maiores mercados de NFTs e criptomoedas do mundo.

Continua após a publicidade

A companhia também pretende apresentar animações personalizadas para os itens e coleções digitais. O objetivo é destacar as artes para mostrar serem NFTs e não apenas uma imagem simples. No começo do ano, Zuckerberg havia prometido suporte à publicação nos Stories e integração com a ferramenta Spark AR, para apreciação de artes em realidade aumentada.

Redes sociais com suporte a NFTs

Twitter e Reddit são plataformas rivais que oferecem suporte a avatares baseados em NFTs, mas a integração para por aí. A Meta é mais ambiciosa porque terá esses itens no centro do seu modelo de negócio dos próximos anos, logo é necessário apresentar nível maior de usabilidade.

Continua após a publicidade

O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo e possui muitos influenciadores digitais especializados em NFTs. Muito antes da ferramenta nativa, os colecionadores já ostentavam as imagens na guia do perfil ou em publicações.

É provável que a empresa também lance futuramente um mercado para compra e venda de digitais colecionáveis, assim os artistas teriam uma nova forma de comercialização — e o Instagram teria uma fonte de renda extra. É claro que isto deve levar algum tempo, afinal a integração entre uma rede social e diversas blockchains envolve um minucioso trabalho, principalmente de segurança, para evitar cópias, falsificações e roubo de carteiras digitais.