Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram pode ganhar recurso para organizar eventos estilo Facebook

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Agosto de 2022 às 15h33

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram pode lançar uma ferramenta para a organização de eventos pelo aplicativo. Um recurso, ainda em desenvolvimento, permitiria o agendamento e a divulgação de compromissos na plataforma tal qual se faz em outra rede da Meta, o Facebook.

A novidade foi encontrada no código-fonte do aplicativo beta do Insta pelo desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi. Em dois prints de tela compartilhados no Twitter, Paluzzi usou técnicas de engenharia reversa para revelar como a ferramenta deve funcionar.

Continua após a publicidade

No menu de publicação, o usuário passaria a visualizar uma nova opção na parte de baixo da tela: Plan an event (Planejar um evento, em português). Após a escolha, uma nova tela exibirá três ícones para seleção do local, da data e hora e dos convidados.

Como o recurso ainda não foi liberado para testadores, é impossível saber como funcionará ao certo, mas dá para ter uma ideia. O local deve abrir a guia de mapas para possibilitar a marcação mais precisa do lugar. Já os convidados provavelmente serão seus amigos e seguidores na rede social, com a possibilidade de escolher individualmente — como ocorre quando você vai enviar um post, Reels ou Story.

É provável que estes eventos possam ser compartilhados de alguma maneira para dar mais visibilidade. Uma forma que poderia ser utilizada é com a marcação de eventos em fotos ou vídeos, além de um inevitável suporte à publicidade paga.

Organização de eventos no Instagram

Continua após a publicidade

Essa seria uma grande adição do Instagram, já que a função de eventos eram exclusivos do Facebook. Na rede criada por Mark Zuckerberg, o agendamento era uma das principais ferramentas de divulgação, principalmente quando associada aos grupos. A mudança ajudaria na organização de festas, planejamento de conferências, mobilização de pessoas ou promoção de lançamentos para um público mais seleto do Insta.

Por ser algo ainda em desenvolvimento, não se sabe quando será lançado nem qual será o formato final da ferramenta. Assim que o Instagram trouxer atualizações oficiais, você confere aqui no Canaltech.

Hoje (29), um pouco mais cedo, a rede social de Adam Mosseri publicou um texto para esclarecer sobre o suposto compartilhamento de localização precisa dos usuários. A empresa se pronunciou após acusações de vazamento de informações sensíveis para outras pessoas. A polêmica parece ter crescido após a adição da ferramenta de exibição de perfis em um mapa, recurso implementado para ajudar na descoberta de negócios locais.