Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook começará a receber podcasts na próxima semana

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Junho de 2021 às 12h25

Link copiado!

Foto: Matt Botsford (Unsplash)
Foto: Matt Botsford (Unsplash)
Tudo sobre Facebook

Não é novidade nenhuma a incursão do Facebook no mundo do áudio, já que a febre tomou conta do mundo nos últimos meses. A companhia chegou a anunciar o desenvolvimento de ao menos três produtos, sendo um específico para quem deseja usar a plataforma como suporte para lançamento de podcasts.

Agora, a maior rede social do mundo anuncia oficialmente o desembarque dessa novidade a partir do próximo dia 22 de junho. A ferramenta de suporte à transmissão de podcasts deve chegar junto ao recurso que permite aos ouvintes criarem clipes dos seus programas favoritos.

Continua após a publicidade

Os apresentadores poderão vincular o feed RSS do seu programa ao Facebook, o que vai gerar automaticamente um post sempre que um novo episódio for lançado. Cada atualização será direcionada para uma guia chamada Podcasts, na qual todos terão acesso aos conteúdos publicados.

Por enquanto, essa será uma funcionalidade restrita a um número pequeno de criadores de conteúdo, somente para quem já tem produtos consolidados e populares, provavelmente. Isso deve ter ligação com o fato de ser algo novo, ainda em fase de finalização, e um uso excessivo poderia apresentar bugs ou afetar a experiência do usuário.

Utilizar o Facebook como trampolim para potencializar o alcance dos podcasts pode ser uma ótima alternativa. Com uma base grande de usuários e a possibilidade de compartilhamento dos conteúdos em grupos segmentados, a ideia tem tudo para dar certo, sem a necessidade de competir com o Spotify e outras plataformas especializadas no streaming de áudio.

Continua após a publicidade

Há também a parte financeira do “negócio”. Embora nada tenha sido anunciado ainda, é fato que o Facebook deve monetizar a ferramenta, seja para recompensar os criadores de conteúdo, seja para engordar a sua fonte de receita.

Clipes de podcast

A função dos clipes precisa ser autorizada por cada podcaster: se liberada, as pessoas poderão extrair até um minuto do áudio para usar em posts próprios. Se for bloqueada, a única opção será compartilhar o conteúdo inteiro, o que, no caso de podcasts, pode ter até horas de duração. Por outro lado, os clipes curtos são uma ótima forma de aumentar a visibilidade e o engajamento, ajudando a atrair interessados por aquele “pedaço” específico.

Continua após a publicidade

Não está claro quem poderá ou não transmitir via Facebook. Ao que parece, os selecionados estão recebendo e-mails na sua caixa de entrada, mas até agora não houve nenhum criador de conteúdo brasileiro se manifestando sobre isso. Provavelmente, os testes iniciais vão abranger podcasters americanos para só depois chegar a outros países.

Nesta semana, Mark Zuckerberg realizou a primeira transmissão ao vivo do Audio Rooms, a ferramenta para troca de mensagens de voz apenas. Embora não tenha apresentado grandes novidades, é mais um passo da empresa no sentido de oferecer um recurso similar ao Clubhouse e ao Twitter Spaces, as duas plataformas mais populares nesse âmbito.

O Facebook ainda deve trazer uma outra possibilidade de uso da voz: os Soundbites, cujo foco é a criação de áudios curtos, compartilháveis e com ferramentas de edição. Seria algo como um “TikTok” apenas com som, o que parece ideal para compartilhar trechos de músicas, piadas, comentários breves e tudo que a criatividade permitir.

Fonte: The Verge