Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA do Facebook ajudará administradores a prever e impedir brigas nos grupos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2021 às 15h35

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Tudo sobre Facebook

O Facebook quer ajudar os administradores de grupos a gerenciar melhor suas comunidades com um conjunto de novas ferramentas. As novidades devem possibilitar uma visão mais detalhada de posts, interações e comentários, em especial aqueles que podem gerar conflitos ou brigas internas.

Uma nova opção de inteligência artificial chamada de Alertas de Conflito vai começar a identificar potenciais focos de conversas negativas nos comentários. A ideia é a mesma dos filtros de palavra-chave já existentes: por meio do escaneamento de termos específicos, dá para saber se os comentaristas estão usando palavras de baixo calão, frases mais ríspidas ou expressões exaltadas.

Continua após a publicidade

Sempre que uma briga estiver começando, o administrador receberá um alerta para agir. Ele poderá excluir os comentários, ocultar a publicação, bloquear a interação daquelas pessoas no post ou até limitar a frequência com que indivíduos podem comentar. Se as pessoas só puderem postar comentários de 30 em 30 minutos, por exemplo, talvez isso ajude a frear o ímpeto de começar um embate acalourado contra quem discordou da sua opinião. Sabe aquela ideia de respirar e contar até 10? Isso pode ser bem útil a partir de agora.

Não está claro como o algoritmo vai funcionar em casos preventivos, para evitar que conflitos se iniciem. Só se sabe que tudo será baseado em conceitos de aprendizado de máquina, que observará diversos sinais para entender como funciona a dinâmica das agressões verbais na rede social, analisando tempo de resposta, volume de comentários, quantidade de réplicas do mesmo usuário e outros detalhes.

O que será preciso ressaltar é a confiabilidade desse sistema, especialmente no início. Se nem os seres humanos são capazes de prever quais posts e comentários vão gerar polêmica, imagine uma IA robotizada em construção. No fim, caberá ao administrador analisar as interações para determinar se deve intervir e apartar a briga ou se a discussão segue um rumo saudável.

Nova página de gerenciamento

Continua após a publicidade

Além dessa nova IA, o Facebook também vai começar a testar uma página de gestão de grupos totalmente reformulada. Ela deve funcionar como um painel completo com acesso a direto a posts, membros e comentários, proporcionando uma visão bem geral de tudo que está acontecendo ali.

A novidade são os dados exibidos de forma bem clara, como a quantidade de novos membros, o número de vezes que determinada pessoa postou, quem são os principais comentaristas ou quais conteúdos foram removidos ou silenciados. Esse painel pode ser muito útil para quem trabalha com comunidades muito grandes, em que fica difícil acompanhar e gerir todas as publicações.

O chamado Assistente de Administração também deve oferecer a possibilidade de automatizar alguns recursos de moderação, como evitar posts de recém-chegados (que poderiam ser perfis fake), proibir posts com links externos ou restringir termos para evitar promoções ou conteúdos indesejados.

Continua após a publicidade

Em breve, os admins também serão capazes de fixar comentários na parte superior de qualquer grupo. Isso deve ajudar a esclarecer os usuários que “caíram de paraquedas” em uma discussão e evitar perguntas repetidas.

Não foi definida uma data específica de quando essas ferramentas devem ser liberadas para todos. O jeito é ficar ligado na parte de gestão dos grupos para ver se alguma novidade surge.

Fonte: Facebook