Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook inicia testes com salas de áudio para rivalizar com Clubhouse

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Maio de 2021 às 13h40

Link copiado!

Gerd Altmann/Pixabay
Gerd Altmann/Pixabay
Tudo sobre Facebook

O Facebook já iniciou a fase de testes do seu principal produto para competir com o Clubhouse, como parte de uma expansão dos serviços de chat por voz da empresa. O Live Audio Rooms foi liberado para figuras públicas e influenciadores digitais em Taiwan.

A meta é trazer a possibilidade de criação de salas exclusivas para troca de mensagens por áudio, além da permitir a realização e hospedagem de podcasts. Novas ferramentas de edição também devem desembarcar junto com a novidade, no intuito de permitir que qualquer pessoa possa criar, editar e disponibilizar um podcast online.

Continua após a publicidade

O Live Audio Rooms foi anunciado oficialmente em abril e deve expandir os serviços da maior rede social do mundo. O Facebook fará todos os testes necessários no app da rede e no Messenger para depois levar o recurso para outras partes do globo.Na primeira leva, as salas de áudio ao vivo serão liberadas para conversas entre amigos, mas o plano é levá-las também para os grupos.

A empresa prometeu autorizar o envio de Estrelas para os bate-papos de áudio, o que deve permitir aos fãs comprar tokens para apoiar seus criadores de conteúdo favoritos. Funciona como uma gorjeta, de forma similar aos Bits, na plataforma de streaming de vídeo Twitch, e também no próprio Facebook Gaming.

Outra novidade que desembarcará junto para experimentos é o Soundbites. Neste caso, o foco também é áudio, porém com uma "pegada mais TikTok": clipes curtos voltados para compartilhamento de temas mais leves e descontraídos, como comentários breves, piadas, paródias, trechos de músicas e outras finalidades.

Continua após a publicidade

Podcasts em alta

Os podcasts são uma aposta significativa do Facebook para os próximos meses, fruto da explosão do formato nos últimos anos, especialmente em 2020. As páginas referentes a programas de podcasts terão a possibilidade de integrar o áudio dos episódios mais recentes. Recentemente, a rede anunciou que abrigará um miniplayer personalizado do Spotify para permitir que o usuário escute sem precisar sair da rede.

O app social também deve recomendar novos programas com base nos interesses dos usuários, além de oferecer a eles a possibilidade de fazer o mesmo com seus amigos. Isso sem mencionar as tradicionais ferramentas de compartilhamento para demonstrar aos conhecidos que aquele conteúdo é bom.

Continua após a publicidade

Desde o ano passado que o Facebook investe na criação de novos produtos semelhantes aos dos concorrentes. A maior plataforma social do mundo não quer ficar para trás, por isso tenta se reinventar toda vez que uma ameaça surge. Foi assim com o Reels, na tentativa de igualar a proposta do TikTok no Instagram, e com a monetização de conteúdo para produtores, como tem feito o Kwai e outros concorrentes. Agora, em mais uma tentativa de embarcar na onda do momento, busca levar o conceito de salas de áudio para sua suíte de apps.

O Clubhouse explodiu durante o ano de 2020, impulsionado pela pandemia e o cancelamento de grandes eventos. Inicialmente, seu formato não atraiu tanta atenção, mas isso mudou após a participação de figuras notáveis como Elon Musk e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

Está ansioso(a) para experimentar a alternativa de áudio do Facebook? Ou acha que isso é moda e não deve durar? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Bloomberg