Instagram "declara guerra" ao TikTok e lança rival Reels em mais de 50 países

Por Ramon de Souza | 05 de Agosto de 2020 às 20h15
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

O Instagram lançou nesta quarta-feira (5) o recurso “Reels” (chamado de “Cenas” na versão em português) de forma global, expandindo-o para mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos. Coincidência ou não, isso acontece justamente no momento delicado que o aplicativo chinês TikTokenfrenta junto a vários governos e autoridades, que questionam atividades suspeitas ligadas a privacidade de segurança. Apresentada em junho, a funcionalidade até então estava em testes em apenas três países: Brasil, França e Alemanha.

O Reels não é um aplicativo dedicado, mas sim uma nova feature disponível dentro do próprio Instagram. Tal como no TikTok, ele permite que você grave vídeos curtos — de até 15 segundos — e adicione músicas e efeitos especiais para criar clipes divertidos. Tais conteúdos podem ser compartilhadas em seu feed e também são destacadas na aba “Explorar” do app.

Vale observar, aliás, que o Reels é o sucessor espiritual do Lasso, aplicativo dedicado lançado pelo Facebook em 2018 também para bater de frente com o gigante chinês. Por algum motivo, o software não fez sucesso, caiu no esquecimento e foi encerrado pela própria rede social, que decidiu então brigar com o TikTok por meio de um novo recurso embutido no Instagram — aproveitando a popularidade de seu produto consolidado.

(Divulgação/Instagram)

A expansão inclui mercados estratégicos como Índia, Reino Unido, Japão, Austrália, Espanha, México e Argentina — além de, é claro, os EUA. Atualmente, o TikTok sofre com pressões da Casa Branca, que pretende banir o uso do app em todo o território nacional a menos que suas operações norte-americanas sejam adquiridas pela Microsoft. A companhia fundada por Bill Gates promete fazer uma “revisão” completa no serviço para garantir a privacidade dos usuários norte-americanos.

Caso você ainda não conheça o Reels, vale a pena conferir o tutorial especial preparado pelo Canaltech, que ensina a utilizar a ferramenta.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.