Facebook anuncia a Bulletin, plataforma dedicada a newsletters profissionais
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O Facebook apresentou formalmente, nesta terça-feira (29), o Bulletin, sua plataforma composta por boletins informativos. O serviço, que servirá como um lar para newsletters, entrou em seu período de testes com um número seleto de escritores, mas será expandido para mais pessoas “ao longo do tempo”.
- Twitter começa a exibir botões de inscrição em newsletters
- Facebook pode lançar plataforma de newsletter profissional até o final de junho
- Destaques jornalísticos agora estão disponíveis na versão web do Google Notícias
Quem acompanha o Canaltech sabe que essa é uma bola cantada desde março, quando o Facebook comentou sobre seus planos de apoio ao jornalismo independente. O lançamento era previsto para junho e de fato aconteceu, colocando o Facebook dentro da disputa nesse segmento para disputar diretamente com iniciativas como o Substack e a Revue (comprada recentemente pelo Twitter).
Para o lançamento, o Facebook estabeleceu parcerias com autores como o jornalista Malcolm Gladwell, o estilista Tan France e a jornalista esportiva Erin Andrews para garantir conteúdos relacionados a ciência, esporte e outros tópicos importantes. Apesar de ter grandes nomes na primeira fase, o CEO Mark Zuckerberg afirma que a plataforma é focada no “empoderamento de escritores independentes”.
Leitores de plataformas como o Substack estarão bem familiarizados com o modelo do Bulletin: o serviço é um canal de distribuição de boletins informativos pagos ou gratuitos. Para os criadores, porém, não haverá comissão sobre receita nesse primeiro período — enquanto o Substack e o Revue tomam 10% e 5%, respectivamente, sobre as assinaturas.
Investindo pesado nos criadores
Segundo Zuckerberg, o Bulletin é parte da missão do Facebook de aumentar as formas de monetização de criadores. “O objetivo aqui na companhia é eventualmente dar suporte para milhões de pessoas que fazem trabalhos criativos”, comentou o CEO. A plataforma servirá para que jornalistas e comentaristas promovam seus próprios podcasts, que também tem espaço no próprio Facebook.
Os artigos do recurso estarão disponíveis a partir da página de criador dos autores dentro do Feed de Notícias do Facebook e na aba “Notícias”, da rede social. Ainda assim, o Bulletin também tem um site dedicado para reunir os destaques e principais escritores.
Pagamentos são processados pelo Facebook Pay e o custo das assinaturas é definido pelo próprio criador, semelhante ao modelo do Substack. Na primeira fase do programa, o serviço estará disponível somente para autores nos EUA. A plataforma pode ser acessada para todo o mundo e há planos de expansão do espaço no Bulletin para escritores de outros países.
Fonte: The Verge, New York Times, Facebook