Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaques jornalísticos agora estão disponíveis na versão web do Google Notícias

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2021 às 20h30

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O programa de apoio do Google a editores e criadores de conteúdo, chamado de Google News Showcase (Destaques Jornalísticos, em português), agora está disponível na versão web do serviço para desktop.

O site do Google Notícias já exibe os conteúdos destacados logo na parte superior do menu lateral, mas isso era exclusivo dos aplicativos para Android e iOS. Os painéis do Destaque Jornalísticos ficam logo abaixo das notícias selecionadas para o usuário e podem ser acessados também no menu lateral, entre os itens “Seguindo” e “Pesquisas Salvas”.

Continua após a publicidade

Apoiado por um investimento de US$ 1 bilhão, o recurso destaca as três principais manchetes do veículo noticioso em questão, selecionadas pelos próprios profissionais do jornal, revista ou site. Se o usuário não gostar daquela fonte, ele pode omiti-la do resultado e marcar as suas favoritas para aparecerem em destaque.

A parte interessante do recurso é que ele traz atualizações em tempo real e de diversas editorias sobre assuntos do Brasil e do mundo. Veículos mais regionais tendem a destacar pautas locais, enquanto os jornais maiores costumam dar ênfase a assuntos de viés nacional.

Caso se interesse por um site específico, o usuário pode clicar sobre o nome dele e ser levado para uma página dedicada na qual vai encontrar as últimas notícias destacadas, as editorias e os destaques de dias anteriores. Isso permite a localização mais fácil do conteúdo desejado e facilita na hora de se informar sobre determinado assunto.

Continua após a publicidade

Também chega hoje o novo recurso que oferece aos editores das publicações parceiras a possibilidade de adicionar contexto a suas matérias, inclusive links em assuntos relacionados à história principal. Esses novos itens, por enquanto, só chegarão, nas próximas semanas, aos Destaques para celular.

Mais visualização das notícias

Segundo o Google, o News Showcase é visto por milhões de usuários todos os dias e entrega cerca de 10 milhões de cliques por mês para os artigos mais completos. O botão “Seguir”, usado para acompanhar novidades sobre determinado assunto ou jornal, já foi pressionado mais de 460 mil vezes.

Continua após a publicidade

Até o momento, os Destaques Jornalísticos estão disponíveis em oito países: Brasil, Austrália, Alemanha, Argentina, Índia, Itália, Reino Unido e República Tcheca. As notícias são exibidas nos aplicativos móveis do Google Notícias e na seção “Descubra” do app de busca.

Desde o lançamento, novos recursos foram inseridos como o Acesso Estendido, que dá aos leitores a possibilidade de acessar conteúdo pago (paywall) e selecionado pelos veículos parceiros. Para o Google, desta maneira, mais leitores podem descobrir o valor das notícias de alta qualidade produzidas por esses veículos.