Destaques jornalísticos agora estão disponíveis na versão web do Google Notícias

Destaques jornalísticos agora estão disponíveis na versão web do Google Notícias

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2021 às 20h30
Alveni Lisboa/Canaltech

O programa de apoio do Google a editores e criadores de conteúdo, chamado de Google News Showcase (Destaques Jornalísticos, em português), agora está disponível na versão web do serviço para desktop.

O site do Google Notícias já exibe os conteúdos destacados logo na parte superior do menu lateral, mas isso era exclusivo dos aplicativos para Android e iOS. Os painéis do Destaque Jornalísticos ficam logo abaixo das notícias selecionadas para o usuário e podem ser acessados também no menu lateral, entre os itens “Seguindo” e “Pesquisas Salvas”.

Dá para ver o que cada veículo de comunicação destacou como relevante naquele dia (Imagem: Divulgação/Google)

Apoiado por um investimento de US$ 1 bilhão, o recurso destaca as três principais manchetes do veículo noticioso em questão, selecionadas pelos próprios profissionais do jornal, revista ou site. Se o usuário não gostar daquela fonte, ele pode omiti-la do resultado e marcar as suas favoritas para aparecerem em destaque.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A parte interessante do recurso é que ele traz atualizações em tempo real e de diversas editorias sobre assuntos do Brasil e do mundo. Veículos mais regionais tendem a destacar pautas locais, enquanto os jornais maiores costumam dar ênfase a assuntos de viés nacional.

Ao clicar em um site específico, uma nova página é aberta com as últimas notícias destacadas e outras informações relevantes (Imagem: Divulgação/Google)

Caso se interesse por um site específico, o usuário pode clicar sobre o nome dele e ser levado para uma página dedicada na qual vai encontrar as últimas notícias destacadas, as editorias e os destaques de dias anteriores. Isso permite a localização mais fácil do conteúdo desejado e facilita na hora de se informar sobre determinado assunto.

Também chega hoje o novo recurso que oferece aos editores das publicações parceiras a possibilidade de adicionar contexto a suas matérias, inclusive links em assuntos relacionados à história principal. Esses novos itens, por enquanto, só chegarão, nas próximas semanas, aos Destaques para celular.

A versão dos Destaques para celular terá links adicionais complementares ao conteúdo das matérias (Imagem: Divulgação/Google)

Mais visualização das notícias

Segundo o Google, o News Showcase é visto por milhões de usuários todos os dias e entrega cerca de 10 milhões de cliques por mês para os artigos mais completos. O botão “Seguir”, usado para acompanhar novidades sobre determinado assunto ou jornal, já foi pressionado mais de 460 mil vezes.

Até o momento, os Destaques Jornalísticos estão disponíveis em oito países: Brasil, Austrália, Alemanha, Argentina, Índia, Itália, Reino Unido e República Tcheca. As notícias são exibidas nos aplicativos móveis do Google Notícias e na seção “Descubra” do app de busca.

Desde o lançamento, novos recursos foram inseridos como o Acesso Estendido, que dá aos leitores a possibilidade de acessar conteúdo pago (paywall) e selecionado pelos veículos parceiros. Para o Google, desta maneira, mais leitores podem descobrir o valor das notícias de alta qualidade produzidas por esses veículos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.