Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook afirma que usuários não são um produto para seu modelo de negócios

Por| 23 de Abril de 2018 às 17h45

Link copiado!

Facebook afirma que usuários não são um produto para seu modelo de negócios
Facebook afirma que usuários não são um produto para seu modelo de negócios
Tudo sobre Facebook

Tim Cook, o CEO da Apple, em 2014 disse que "quando um serviço online é gratuito, você não é o cliente, você é o produto". Essa declaração nunca fez tanto sentido quanto nesses últimos meses, com o Facebook precisando dar satisfações sobre a exposição de dados dos mais de 87 milhões de usuários à Cambridge Analytica.

Nessa segunda-feira (23), na série de publicações entitulada Hard Questions, ou "Perguntas Difíceis", em tradução livre, Rob Goldman, o vice-presidente do segmento de anúncios do Facebook, apresentou uma espécie de respostas a tais questionamentos. Uma dessas perguntas versava justamente sobre a crítica feita por Tim Cook e perguntava: "Se eu não estou pagando pelo Facebook, eu sou o produto?". A resposta, apresentada logo em seguida no texto, diz: "Não. Nosso produto é social media — a habilidade de conectar você às pessoas que você se importa, não importa onde elas estejam. É o mesmo que um mecanismo de buscas, website ou jornal. O produto principal é ler notícias ou encontrar informações — e os anúncios existem para financiar essa experiência."

Como empresa, o Facebook tem diversos produtos. Além de ser responsável pela rede social, a companhia atua na venda de anúncios publicitários e também administra outros aplicativos e serviços virtuais. Entretanto, o Facebook é um espaço virtual de convivência, onde é possível publicar o que você pensa, enviar mensagens diretas para amigos, vender um móvel usado pelo marketplace ou mesmo manter uma página do seu negócio próprio, entre outras coisas, e tudo isso está disponível sem que seja necessário desembolsar um tostão sequer. O lucro de todo esse tráfego de pessoas não pagantes vem do fato que, com as informações que nós optamos por tornar públicas na rede social, a empresa pode oferecer aos seus reais clientes — as companhias interessadas em pagar pela publicidade na rede social — a promessa de atingirem um seu público alvo mais acertado. E isso somente é possível com a coleta de dados públicos.

O próprio Mark Zuckerberg explicou, durante seu depoimento ao Congresso dos EUA, como funciona o modelo de negócios por ele adotado: "O que permitimos é que os anunciantes nos digam quem desejam alcançar e, então, fazemos o direcionamento. Por isso, se um anunciante vier até nós e disser: 'Tudo bem, sou uma loja de esqui e quero vender esquis para mulheres', então podemos ter alguma idéia, porque as pessoas compartilham conteúdo relacionado ao esqui, ou disseram que tinham interesse nisso, compartilhavam se elas eram mulheres, e então nós podemos mostrar os anúncios para as pessoas certas sem esses dados mudando de mãos e indo para o anunciante".

Continua após a publicidade

O Facebook não tira lucro vendendo diretamente seus dados às empresas interessadas. Na verdade, ele utiliza o fato de ter acesso aos seus dados como produto para vender publicidade. Assim, conforme explica a companhia, os seus dados não são o produto direto, mas sim o benefício que faz com que a empresa lucre vendendo os anúncios de maneira direcionada.

Fonte: Facebook, Business Insider