Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Entenda as diferenças entre Mastodon e Twitter

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Abril de 2022 às 10h00

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Twitter

Aquecida pelo andamento da compra de Elon Musk, a disputa entre o Twitter e o Mastodonnunca esteve em momento tão intenso. Com finalidade semelhante, mas aplicações profundamente distintas, ambas as redes sociais disputam um mesmo espaço no mercado de redes sociais e podem atiçar essa competição ainda mais nos próximos meses.

Em destaque atualmente por ser uma alternativa ao Twitter, o Mastodon não surgiu agora: a plataforma existe desde 2016, ano em que o Twitter estava para ser vendido (coincidência?). O criador da plataforma, Eugen Rochko, se dizia insatisfeito com as decisões tomadas pela diretoria da Rede do Passarinho Azul e, por conta disso, decidiu tomar as rédeas da situação construindo a sua própria rede social.

Continua após a publicidade

Entretanto, num segmento disputado por gigantes da tecnologia, pouco o Mastodon conseguiu conquistar ao longo dos anos — ao menos, antes da movimentação iniciada por Musk. A plataforma agradava públicos mais nichados, interessados em conhecer ambientes digitais mais silenciosos e que ainda não eram atingidas por questões que as redes sociais modernas sofrem diariamente.

Instâncias do Mastodon

Diferente do Twitter, que coloca todas as pessoas sob o mesmo teto e comando, o Mastodon se destaca pela abordagem descentralizada — essa, na verdade, é sua principal diferença. De forma simplificada, isso significa que a rede social não é controlada por uma empresa específica.

O código-fonte do Mastodon é aberto, de livre acesso e reprodução. Qualquer desenvolvedor interessado pode baixá-lo e replicá-lo da forma que preferir, formando o que chamam de “instância”. Dentro de cada distribuição, porém, podem ser definidas regras, como moderação de conteúdo, tópicos em discussão e outras características importantes.

Continua após a publicidade

É daí que surge a importância da escolha de uma instância: cada uma delas é regida por um administrador diferente, com regras e prioridades de moderação potencialmente distintos. Uma instância pode servir para unir pessoas de uma mesma empresa, cidade, clube, bairro ou a rede social inteira — no caso, da mastodon.social, comandada pelo próprio Eugen Rochko.

Ainda que liderados de formas diferentes, as instâncias podem se comunicar, pois o Mastodon é uma rede social federada. Ou seja, pessoas de diferentes distribuições igualmente federadas podem seguir (ou serem seguidas), trocar mensagens e bater papo com pessoas cadastradas em outros servidores.

Microblogging em essência

Continua após a publicidade

Tanto o Twitter quanto o Mastodon têm uma experiência inspirada no tradicional microblogging: usuários podem fazer publicações curtas — no Twitter, são permitidos 280 caracteres por post; no Mastodon, 500. Enquanto a Rede do Passarinho chama as publicações de “tuítes” (do inglês, “tweets”), na plataforma descentralizada elas são conhecidas como “toots”.

Para ficar de olho em todos os tuítes e toots, ambas as redes sociais apresentam um feed próprio. No Twitter, uma vez que a conta não tem “Tweets protegidos” ativados, todo post é público e pode receber interações (curtidas, respostas, retuítes e citações) de qualquer outro usuário do mundo. Já no Mastodon, as mensagens têm diferentes opções de privacidade: no feed geral, só são listadas as publicações definidas como públicas, enquanto os envios privados são exclusivos para os próprios seguidores.

Tuítes x Toots

Continua após a publicidade

Devido a sua abordagem mais segmentada, o Mastodon permite que usuários acompanhem somente aquilo que interessa naquele momento.

  • Timeline padrão: toots de perfis seguidos, colegas de instância ou de instâncias vizinhas (federadas);
  • Timeline federada: toots de todos os perfis inscritos em instâncias ligadas a sua de alguma forma;
  • Timeline local: toots apenas de colegas de instância.

Em comparação, a Timeline padrão é a mais semelhante ao Twitter. Na Rede do Passarinho Azul, assim como em outras redes sociais, a intenção é manter o usuário com o máximo de conteúdo possível para interagir e se entreter, tudo entregue através de algoritmo. Até dá para ter um feed mais limpo em conteúdo, mas a plataforma busca constantemente entregar material de perfis desconhecidos com base nos gostos do usuário.

Continua após a publicidade

Porém, ao falar das recentes Comunidades do Twitter, a comparação é mais próxima da Timeline local do Mastodon. Somente posts de membros do grupo aparecem nessa seção, limitando significativamente a quantidade de posts no feed.

Recursos extras

Sabe a ferramenta de edição tão pedida no Twitter? No Mastodon, ela começou a ser implementada e distribuída para instâncias.

Na rede descentralizada, existem heranças de outras redes como o Reddit. Existe, por exemplo, o “Aviso de conteúdo”, que permite esconder o post num banner de aviso que pode ser removido ao clicar num botão — útil para evitar spoilers, conteúdo impróprio para ambientes públicos, potenciais gatilhos e outros. No Twitter, tal mecanismo existe apenas para imagens e vídeos.

Continua após a publicidade

Disponibilidade em aplicativos

Enquanto o Twitter pode ser acessado por aplicativos desenvolvidos e controlados por ele, o Mastodon também tem o acesso segmentado em diferentes apps — benefício da descentralização e do código-aberto. Além do app oficial (lançado recentemente, inclusive), há alternativas de terceiros, como o Tsuky e o Toot!.

A lista é bem grande e, para facilitar, o catálogo de alternativas está disponível no site oficial do Mastodon. Naturalmente, também dá para usar o Mastodon no navegador no PC e no celular (neste caso, como um web app).