Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça 3 redes sociais alternativas ao Twitter

Por| Editado por Bruno Salutes | 25 de Abril de 2022 às 12h26

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Twitter

Se você está cansado de usar as mesmas redes sociais, então talvez esteja buscando uma alternativa ao Twitter. Embora o microblog seja uma das maiores da atualidade, com milhões de usuários acessando e criando conteúdos diariamente, não são raros aqueles que estão, de certa forma, frustrados com ela e querem buscar outras opções.

Independentemente do motivo, se esse é o seu caso, não se preocupe. O Canaltech separou para você três opções de redes sociais para ficar de olho e realizar atividades similares às que já faz atualmente. E, quem sabe, talvez seja hora de encontrar uma que seja mais compatível com você e que não ofereça ambientes ou usuários tão tóxicos.

1. Mastodon

Continua após a publicidade

O Mastodon é uma plataforma claramente inspirada no Twitter (seja nas publicações de até 500 caracteres ou na forma como a linha do tempo é disposta) — por isso, acaba sendo a melhor alternativa. Apesar disso, ela oferece inúmeros recursos próprios que a tornam uma rede social única com uma série de outros recursos.

A principal diferença da plataforma para os rivais é a separação de posts por comunidades com temas bem específicos. Além dessas comunidades, é possível seguir pessoas e perfis famosos, acompanhar todas as novidades, ver as hashtags mais usadas da atualidade e muito mais. Para mais informações, veja o que é e como funciona o Mastodon.

Continua após a publicidade

2. Plurk

O Plurk é uma plataforma de microblog que permite postagens anônimas — garantindo sua liberdade de expressão, evitando a coleta de dados pessoais. Através do "Time Machine", você pode ver os lançamentos dos dias anteriores e pesquisar facilmente por postagens e tópicos discutidos anteriormente.

Continua após a publicidade

Além do recurso chamado Karma, com o qual você recebe avaliações positivas ou negativas (algo próximo do Reddit), os usuários ainda podem criar e publicar pequenas mensagens de até 210 caracteres — algo bastante familiar. Embora o espectro de discussões seja bem amplo, é provável que você encontre temas envolvendo cultura asiática com mais facilidade.

3. Amino

O Amino é uma plataforma voltada para o público jovem que é bastante similar ao Mastodon. Além de poder criar e moderar comunidades focadas em temas específicos, elas costumam ter diretrizes muito mais rígidas que outras redes sociais, como o Twitter, por exemplo.

Continua após a publicidade

É possível criar enquetes, questionários e outros conteúdos mais interativos envolvendo as mídias sociais. Também é possível fazer bate-papo por voz e acessar as chamadas “Salas de triagem”, onde é possível assistir a vídeos com outros usuários. Assim como o Plurk, a rede social também prioriza o anonimato dos seus usuários.

Além dessas, existem outras redes sociais mais independentes. Mas, por hora, você tem à mão três alternativas ao Twitter.