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Engajamento do feed do Instagram caiu pela metade após o Reels, aponta estudo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Julho de 2022 às 11h41

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Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram
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O engajamento médio de posts tradicionais do feed do Instagram diminuiu 44% desde 2019. É o que mostra o estudo conduzido pela empresa de marketing Later após análise de 81 milhões de postagens no Instagram, sem incluir o formato Reels e conteúdo do IGTV, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2022.

Há cerca de três anos, a taxa média de engajamento das fotos e vídeos do feed era de 5,6%, ou seja, a cada 100 seguidores seis comentariam, curtiriam ou compartilhariam o conteúdo. No final de 2021, o percentual caiu para 2,9%, praticamente metade do que era antes.

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Segundo o levantamento, as postagens de vídeo no feed foram as que apresentaram maior declínio ano a ano na média, enquanto conteúdos em carrossel se mantiveram com a menor variação. Na prática, é melhor publicar múltiplas fotos do que somente uma ou de um vídeo tradicional — atualmente, todos os vídeos passaram a ser considerados Reels, por isso é impossível comparar.

Reels tem maior engajamento

O declínio pode ser notado principalmente após o lançamento do Instagram Reels, em agosto de 2020, quando a plataforma passou a impulsionar os vídeos curtos para competir com o TikTok. Introduzido como uma prioridade no app, o Reels tomou para si a maior parte do engajamento, enquanto as outras publicações foram deixadas em segundo plano pelo algoritmo da plataforma.

De lá para cá, o Instagram continua a fazer constantes ajustes na interface para priorizar ainda mais os Reels. O formato retangular, o teste com o visual em tela cheia (16:9), a transformação automática de vídeos do feed em Reels, tudo isso é parte de uma estratégia para competir com o rival chinês — mas fez com que os outros formatos fossem suprimidos, conforme a análise da Later.

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A empresa organizadora do estudo fez um teste no próprio perfil e descobriu os posts do feed tinham uma taxa média de engajamento de 2% em 2020. Quando decidiram incorporar o Reels na estratégia de mídia social naquele ano, o percentual cresceu para 9%.

O que é taxa de engajamento?

Taxa de engajamento é calculada ao somar o número total de interações (curtidas, comentários, cliques em links, compartilhamentos e salvamentos) nos posts e dividir pelo total de seguidores da conta. Esse resultado vai apresentar um número com casas decimais que pode ser multiplicado por 100 para se descobrir a porcentagem.

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Essa é uma das métricas mais importantes para marcas e influenciadores, porque funcionam como um termômetro para descobrir se uma campanha teve êxito ou precificar o serviço de divulgação. Em geral, quanto maior a taxa de engajamento, maior a capacidade daquele perfil de influenciar os seguidores.

Se alguém ainda tinha dúvida, o recado está dado: para bombar no Insta de 2022 é preciso fazer vídeos curtos. O Instagram foca em apresentar cada vez mais recursos voltados para o Reels, como o formato em tela cheia que será expandido para mais pessoas. A plataforma também já testa permitir o uso de reações com vídeos a posts no formato, para incentivar ainda mais a produção de conteúdos inéditos.