Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram pode liberar upload de fotos em tela cheia para posts do feed

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Maio de 2022 às 10h30

Link copiado!

Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram

O Instagram pode liberar o uso de fotos na vertical para ocupar melhor o feed em tela cheia. Os desenvolvedores da rede social devem permitir a criação de posts com imagens em 16:9, formato hoje usado nos Stories e no Reels, feitos com a câmera do celular na vertical.

A informação foi inicialmente confirmada por Adam Mosseri, chefe do Instagram, em resposta à pergunta enviada por um seguidor. Ao ser questionado com o suporte ao formato, que já foi liberado de modo experimental para certas contas, o executivo disse que "há algo sendo explorado".

Continua após a publicidade

Um dia depois, o desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi usou técnicas de engenharia reversa para fuçar no código do aplicativo e confirmou o experimento. O print de tela compartilhado mostra a capacidade de selecionar imagens em 16:9 (Full screen) para o feed tradicional.

Aparentemente, todas as opções de edição e ajustes presentes no feed estarão liberadas para o "novo formato". A vantagem será o melhor encaixe no visual em tela cheia, que provavelmente se tornará o padrão no futuro próximo.

A mudança deve facilitar a produção de conteúdo, já que não seria mais necessário produzir fotos e vídeos em formatos específicos. Por outro lado, as publicações antigas poderiam ficar esquisitas com o layout mudado, logo é uma adição que precisa ser muito bem planejada.

Feed em tela cheia

Continua após a publicidade

Os primeiros experimentos com o feed inspirado no TikTok surgiram no começo de maio. Primeiramente, a rede social começou a exibir os vídeos curtos do Reels no local, o que exigiu a ampliação do tamanho das publicações. Depois, a plataforma expandiu a ocupação da tela inteira para mais pessoas.

A experiência torna as publicações mais imersivas, porque só será possível ver uma de cada vez durante a navegação vertical do feed. O usuário ainda poderá usar a barra de navegação inferior para acessar a guia de descoberta, Reels, compras e para navegar no seu próprio perfil. Os ícones para trocar de exibição (feed cronológico ou guiado por algoritmos), criar uma publicação, ver as notificações e navegar pelas mensagens diretas também seguem intactos na parte superior.

Não dá para saber quando este formato em full screen será totalmente implantado. Com testes em andamento com um público bastante amplo, existe uma tendência de proximidade de lançamento para o aplicativo estável do Instagram em breve. O Canaltech trará a informação em primeira mão assim que disponível.

Continua após a publicidade

Fonte: Alessandro Paluzzi