Como checar fake news no Whatsapp com o robô do TSE
Por Matheus Bigogno Costa • Editado por Bruno Salutes | •

As Eleições Municipais de 2020 já estão chegando, e, por isso, é muito importante que os eleitores estejam muito bem informados desde já. Para auxiliá-los neste processo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp (Android | iOS | Web) lançaram o chatbot “Tira dúvidas no WhatsApp”.
Disponível diretamente no mensageiro, o robô do TSE foi desenvolvido para combater desinformação e fake news durante todo o período eleitoral. Além de checar dados, o bot também oferece diversas informações como data, horário, local e até a lista de candidatos das Eleições 2020.
Tudo sobre as Eleições 2020
- Como consultar o patrimônio dos candidatos nas Eleições 2020
- Eleições 2020: dicas e cuidados ao votar durante a pandemia da COVID-19
- Como esconder anúncios políticos no Facebook e Instagram
- Eleições 2020: como justificar o voto
- Como denunciar propaganda irregular no app do TSE
- Eleições 2020: como consultar o local de votação
A seguir em nossa matéria aprenda como acessá-lo e utilizá-lo!
Eleições 2020: como checar fake news no Whatsapp com o robô do TSE
Passo 1: adicione o número do chatbot do TSE na sua lista de contatos do WhatsApp. O número é +55 61 9637-1078. Feito isso, inicie uma conversa com ele normalmente no mensageiro.
Passo 2: mande uma saudação como “Oi” ou “Olá” e o bot perguntará se você quer receber informações sobre as eleições. Clique em “Quero receber” para poder prosseguir.
Passo 3: em seguida, o bot lhe enviará uma lista de todos os itens que está habilitado para responder.
Passo 4: para saber mais informações sobre dia e hora da votação, envie “1” para receber uma mensagem com estas informações. Para retornar às opções iniciais, basta apenas selecionar a opção “Menu inicial” no final da mensagem.
Dica: caso você selecione “Próximo item”, ele enviará as informações do tópico seguinte ao qual você escolheu.
Passo 5: enviando “3”, o chatbot irá enviar todas as notícias que já foram checadas pelas agências de checagem, seguido do link “Fato ou Boato” da Justiça Eleitoral.
Passo 6: enviando “4”, o bot irá enviar algumas informações com dicas para que você possa reconhecer fake news e conteúdos enganosos. Em seguida, digite um dos números para receber as dicas.
Passo 7: para este exemplo, enviamos “3” para receber 10 passos para reconhecer conteúdos enganosos.
Passo 8: enviando “5”, você pode consultar todos os candidatos das Eleições 2020. Basta apenas selecionar uma das opções, enviar o estado e a sua cidade para saber mais informações.
Passo 9: caso envie a opção “6”, o bot irá te enviar o seu local de votação. Selecione por qual item quer realizar a pesquisa, envie a data de nascimento e o nome da sua mãe para receber a sua zona e seção eleitoral.
Caso precise de mais informações, você pode conferir no tutorial abaixo como consultar o seu local de votação:
Passo 10: enviando “8”, o bot irá informar o que acontece se você estiver fora do domicílio eleitoral, e quais as opções disponíveis para você justificar o seu voto.
Para mais informações sobre como justificar o voto, você pode conferir no artigo abaixo:
Pronto! Além dessas, existem 14 itens que o bot pode explorar e, com elas, agora você pode ficar mais informado, tirar dúvidas e checar fake news diretamente no WhatsApp.