Quais são os vídeos mais curtidos da história do YouTube?

Quais são os vídeos mais curtidos da história do YouTube?

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Setembro de 2021 às 14h29
kaufdex/Pixabay

Alcançar bilhões de visualizações no YouTube é um feito que poucos perfis podem se vangloriar de ter conseguido, mas há outra métrica igualmente importante: as curtidas. Ter mais acessos não significa necessariamente ser o vídeo mais curtido, inclusive porque o número de dislikes pode ser igualmente alto, indicando receptividade negativa do público.

Quem está na chuva é para se molhar, quem está no YouTube é para ser avaliado. Foi com base nesse pensamento que o Canaltech preparou um ranking com os vídeos mais amados pelos usuários da principal plataforma de vídeos sob demanda do mundo. Confira a seguir a lista dos dez vídeos com mais curtidas do público:

10 - "Alone" — Marshmello: 21,52 milhões de curtidas

O vídeo fez com que o DJ e produtor musical norte-americano Marshmello ficasse conhecido mundialmente. A música "Alone" alcançou o Billboard Hot 100 e transformou a vida do estranho ser que usa uma máscara de marshmallow como disfarce.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A aparência curiosa, a melodia contagiante e a identificação das pessoas com o clipe — no qual ele é excluído do convívio social por seu visual diferentão — podem ter impulsionado este vídeo para a décima posição. Desde o upload, feito em 2 de julho de 2016, são mais de 21,52 milhões de curtidas e um percentual de 96,48% de avaliações positivas

9 - "How You Like That" — Blackpink: 21,62 milhões de curtidas

Se você não é muito antenado na cultura coreana, possivelmente não reconhecerá o oitavo colocado da lista. A música "How You Like That" foi gravada pelo grupo feminino de K-pop Blackpink e se tornou um sucesso no país de origem, a Coreia do Sul, e também no Japão, com uma versão criada especialmente para língua nipônica em 2021. A canção alcançou o topo das paradas em Cingapura, Hungria e Malásia, além de figurar nas paradas em outros 26 países.

O clipe foi hospedado no YouTube em 26 de junho de 2020 e é uma super produção com estética bem caprichada. A canção acumula mais de 21,62 milhões de curtidas, sendo 94,79% das avaliações positivas, e você provavelmente já ouviu nas rádios ou em alguma playlist do Spotify.

8 - "Gangnam Style" — Psy: 22,60 milhões de curtidas

"Oppan Gangnam Style"! Se tem uma música que quebrou recordes e paradigmas foi a famosa "Gangnam Style", popularizada na voz do cantor, rapper e escritor sul-coreano PSY. Com um estilo irreverente e um clipe inovador, a música estourou em quase todos os países do planeta, com o refrão incluído no The Yale Book of Quotations como uma das citações mais famosas de 2012.

A canção foi a primeira do mundo a ultrapassar a marca de um bilhão de visualizações no YouTube, em uma época na qual a plataforma ainda não era tão popular quanto é hoje. O vídeo foi inserido no site em 15 de julho de 2012 e é o mais antigo desse Top 10, com incríveis 22,60 milhões de likes e um percentual de aprovação de 88,85%.

7 - "Faded" — Alan Walker: 23,84 milhões de curtidas

Na sétima colocação está uma daquelas músicas que muita gente pode não conhecer de nome, mas já ouviu em algum lugar. "Faded" foi a canção responsável por colocar o DJ e produtor musical anglo-norueguês Alan Olav Walker nas paradas de sucesso. A música recebeu disco de diamante na Alemanha e platina em mais de 10 países, como Estados Unidos e Reino Unido.

A música foi lançada em 4 de dezembro de 2015 na plataforma de vídeos, mas faz sucesso até os dias atuais em montagens no TikTok e outras plataformas sociais. Com um clipe relativamente singelo e uma melodia gostosa de escutar, são mais de 23,84 milhões de curtidas e um total de 97,45% de positividade, o melhor índice entre os dez listados aqui.

6 - "Boy with Luv" — BTS: 24,03 milhões de curtidas

Olha aí o K-pop mais uma vez na lista: desta vez, com a boy band mais popular do gênero. O clipe conta com participação de cantora Halsey e é a faixa principal do álbum Map of the Soul: Persona. "Boy with Luv" foi o videoclipe mais visto em 24 horas, feito obtido ao acumular 74,6 milhões de visualizações no primeiro dia de lançamento. A música bateu o recorde de maior número de vitórias em shows musicais após os anos 2000 na Coreia do Sul — 21 no total —, só perdendo para "Dynamite", outro sucesso posterior do BTS.

A canção tem a cara do grupo sul-coreano, com dancinhas, cores e um refrão "chiclete", além de tratar de temas positivos, como felicidade e amor. Com subida para o site de vídeos em 12 de abril de 2019, tem uma taxa positiva de 94.95% e mais de 24,03 milhões de curtidas, conquistadas graças a legião de fãs ardorosos de quase todo o planeta.

5 - "Shape of You" — Ed Sheeran: 27,88 milhões de curtidas

Tal qual Gangnan Style, a deliciosa música "Shape of You", do cantor e compositor britânico Ed Sheeran, é uma daquelas arrasa-quarteirões que quebram recordes sucessivos. A música alcançou o primeiro lugar nas paradas de 34 países, incluindo a famosa US Billboard Hot 100, o que a fez ser eleita a melhor música de 2017. Ficou em primeiro lugar por 16 semanas consecutivas no Canadian Hot 100 e por várias semanas em outras listagens do mundo.

Em 2018, "Shape of You" foi a primeira canção a atingir 2 bilhões de reproduções no Spotify e desbancou "One Dance", de Drake, como a mais transmitida no streaming musical. É uma das músicas tocadas em playlists até os dias atuais, embora o seu upload tenha ocorrido em 30 de janeiro de 2017, e conta com 27,88 milhões de curtidas, bem como percentual de aprovação de 95,28%.

4 - "Baby Shark Dance" — Pinkfong Kids' Songs & Stories: 30,45 milhões de curtidas

A quarta posição do ranking traz o único vídeo que não é relacionado a artistas musicais, embora também seja uma canção popular em acampamentos infantis. Você certamente já ouviu o refrão "Baby Shark Tchutchururu", não é? Equivalente à Galinha Pintadinha no Brasil, a canção que conta a história de uma família de tubarões foi criada para fins educacionais por uma companhia de entretenimento infantil da Coreia do Sul.

Em novembro de 2020, a versão da Pinkfong tornou-se o vídeo do YouTube mais visto de todos os tempos, com mais de 9 bilhões de visualizações. O videoclipe mistura animações fofas com criancinhas dançando uma coreografia simples, porém contagiante.

Apesar dos 30,45 milhões de curtidas acumulados desde 17 de junho de 2016, trata-se do vídeo com pior reputação desta listagem: apenas 68,59%. Será que isso é por a música ser ruim ou porque os pais já não aguentam mais ouvir a canção em loop?

3 - "Dynamite" — BTS: 30,52 milhões de curtidas

Quando você olha para um Top 10 de vídeos mais curtidos e vê dois de um mesmo artista, é sinal de que há algo de especial. O BTS chega com uma banana de dinamite nas mãos e leva a medalha de bronze como o terceiro clipe com mais curtidas no YouTube: "Dynamite". Esse sucesso estrondoso pode ter relação com o fato de essa ser a primeira música do grupo de k-pop gravada totalmente em inglês, o que ampliou bastante o seu público-alvo.

"Dynamite" foi um sucesso comercial e já estreou no primeiro lugar na parada Billboard Hot 100, o primeiro single número um da banda nos Estados Unidos. No Spotify, estreou com 7,778 milhões de reproduções, o maior volume registrado em um único dia em 2020.

A música foi criada para acalmar os ouvintes durante a pandemia da Covid-19, por isso fala sobre alegria e apreço pelas pequenas coisas da vida. Com upload realizado em 21 de agosto de 2020, trata-se de música com menos "tempo de estrada" na plataforma, o que não a impediu de acumular 30,52 milhões de curtidas e percentual favorável de likes de 94.64%.

2 - "See You Again" — Wiz Khalifa: 35,52 milhões de curtidas

O hit "See You Again" ganhou popularidade na voz do rapper americano Wiz Khalifa, com a participação do cantor Charlie Puth e a medalha de prata no ranking do CT. Foi encomendada para a trilha sonora do filme Velozes e Furiosos 7, de 2015, como uma homenagem ao ator Paul Walker, falecido em um acidente fatal de carro. A canção passou 12 semanas não consecutivas no topo os EUA Billboard Hot 100 e em vários outros países, além ter obtido o recorde de faixa mais transmitida em um único dia no Spotify àquela altura.

Impulsionado pela trágica morte de um dos protagonistas da popular franquia de carros, a faixa foi escolhida tocar no final do filme. Após a despedida para ficar com sua esposa e família, o personagem Brian O'Conner dirige ao lado de Dominic Toretto até chegarem em uma bifurcação e se separarem para sempre. O clipe oficial, inclusive, dá destaque a várias cenas do personagem durante as filmagens do longa.

O vídeo subiu para o YouTube em 6 de abril de 2015 e hoje conta com 35,52 milhões de curtidas, além de 97,25% de aprovação, a segunda maior da listagem. Foi o vídeo mais visto no YouTube de 10 de julho a 4 de agosto de 2017, feito conquistado após ultrapassar a hegemonia de quatro anos de Gangnan Style, e o mais curtido no site de 27 de agosto de 2016 a 25 de julho de 2017.

1 - "Despacito" — Luis Fonsi: 45,76 milhões de curtidas

A Top 1 com mais curtidas no YouTube é uma música que não tem nada de devagar: "Despacito", do porto-riquenho Luis Fonsi contou com a participação do rapper Daddy Yankee e logo atingiu o topo de todas as paradas de sucesso. Com um estilo reggaeton e uma pegada dançante, é difícil ouvir a música e permanecer imóvel, sem cantarolar o refrão chiclete ou sentir vontade de reproduzir a coreografia.

"Despacito" é considerado por críticos musicais como um marco para a popularização da música pop de língua espanhola no mercado internacional, em movimento que pode ter ajudado até no impulso da carreira internacional de outros cantores da América Latina. Recebeu os prêmios Grammy Latino de Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Fusão/Performance Urbana e Melhor Vídeo Musical de Curta na 18º edição da premiação.

A canção liderou as paradas de 47 países e alcançou o top 10 de seis outros: nos Estados Unidos, tornou-se a primeira música em espanhol a chegar ao topo da Billboard Hot 100 desde "Macarena". Em agosto de 2017, o vídeo chegou ao topo de visualizações no YouTube, mas foi ultrapassado pelo sucesso Baby Shark.

O videoclipe oficial foi lançado no canal de Fonsi em 12 de janeiro de 2017 e acumulou um bilhão de visualizações em 97 dias. A música acumula 45,76 milhões de curtidas, mais de 10 milhões à frente do segundo colocado, e percentual de likes de 89,91%.

Conhecia todos os vídeos deste ranking? Qual dos clipes mais curtidos do YouTube de todos os tempos é o seu favorito? Deixe a sua opinião nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.