Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como monetizar o Pinterest | 6 dicas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Novembro de 2023 às 19h00

Link copiado!

Fahim Reza/Unsplash
Fahim Reza/Unsplash
Tudo sobre Pinterest

Existem diferentes formas de monetizar o Pinterest e faturar uma graninha publicando fotos e vídeos sobre moda, design, decoração, jardinagem, paisagens, pets, DIY e outros temas característicos da rede social. Algumas estratégias também envolvem parcerias com marcas e anunciar produtos e serviços

No entanto, o Pinterest não conta com um sistema próprio de remuneração — o que a rede se propõe a fazer é servir como uma espécie de “intermediária” entre o canal e as pessoas conectadas na plataforma. No caso, quem se encarrega pelos termos de pagamento e logística de produtos são os próprios usuários e as outras partes envolvidas.

Dicas para ganhar dinheiro no Pinterest

Continua após a publicidade

Descubra a seguir algumas formas de monetizar o Pinterest e ganhar dinheiro publicando conteúdos na rede social, além de adotar estratégias envolvendo fatores externos à rede social.

1. Crie conteúdo específico para Pinterest

Como mencionado, o Pinterest é uma rede social voltada para conteúdo audiovisual — sobretudo imagens. Então é mais do que recomendado publicar materiais com bastante apelo visual e que tenham relevância para o seu público-alvo.

Outra sugestão dentro da dica é fazer publicações usando o Idea Pins, que permite compartilhar conteúdo no estilo Stories, com direito a vídeos curtos, descrições, links e muito mais. A ideia central é construir uma comunidade e colher frutos disso, que serão explicados nos próximos tópicos.

2. Comercialize produtos dentro da plataforma

É possível vender produtos diretamente dentro do Pinterest, dispensando o uso de ferramentas de terceiros. Além de tornar a experiência mais cômoda para o cliente, você é capaz de gerar pins de produtos apresentando informações como valores, disponibilidade e links para compra.

Para deixar tudo mais atrativo, você pode adicionar seus produtos dentro da função coleções, que permite reunir diversas mercadorias em um único local — algo simulando uma vitrine de uma loja física. Falando nisso, a rede também deixa sincronizar lojas virtuais e catálogos de produtos.

Continua após a publicidade

Saiba tudo sobre como vender no Pinterest.

3. Promova publicações do seu blog

Caso você tenha um blog, o Pinterest pode ser um importante aliado para impulsionar o tráfego do seu site. É possível criar pins que atraiam os usuários para acessar suas postagens por meio de links.

Você também pode melhorar sua visibilidade em buscas ao incorporar palavras-chave, hashtags e descrições chamativas — algo na pegada de Instagram e TikTok. Além disso, é possível explorar o potencial de monetização do seu blog via Google Ads, integrando anúncios de forma estratégica.

Continua após a publicidade

4. Anuncie serviços que você oferece

Se você oferece serviços como consultoria, coaching, moda, ilustração, tatuagem, decoração, edição de vídeo e fotografia, o Pinterest é uma excelente plataforma para promover o seu trabalho e conquistar novos clientes.

Dá para criar pins que mostrem portfólio, depoimentos, habilidades extracurriculares, certificados e informações de contato. Aproveite também o Pinterest Ads para gerar campanhas pagas direcionadas ao seu público-alvo.

5. Compartilhe publiposts no Pinterest

Continua após a publicidade

Explorar sua boa audiência e credibilidade no Pinterest pode render uma graninha, uma vez que é possível fazer parcerias pagas com marcas que tenham a ver com o seu nicho.

Você pode criar pins que promovam os produtos ou serviços das marcas através do rótulo de parceria paga, indicando que se trata de um conteúdo patrocinado. Também dá para negociar diretamente com as marcas se assim preferir.

6. Torne-se um afiliado da plataforma

Continua após a publicidade

Caso você não tenha um produto ou um serviço, a opção de se tornar um afiliado do Pinterest pode render uma grana. Ao se associar a programas de afiliados de empresas renomadas como Amazon, Hotmart e Monetizze, você pode gerar comissões por cada venda originada através dos seus pins.

A dica aqui é criar pins promocionais destacando os produtos dessas empresas e usando links de afiliados — respeitando as diretrizes do Pinterest para evitar penalizações. Confira um tutorial completo ensinando como vender no Pinterest sendo um afiliado.

Por fim, se você estiver de olho em outras redes sociais para ganhar uma grana, vale a pena conferir nossos guias sobre como monetizar Instagram, YouTube e TikTok.