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Como vender no Pinterest | Guia Prático

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 08 de Agosto de 2022 às 17h00

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Divulgação/Pinterest
Divulgação/Pinterest
Tudo sobre Pinterest

Começar a vender no Pinterest é uma forma de alavancar o seu negócio pela internet. A rede social, voltada para salvar inspirações, também possui uma área de Shopping para divulgar sua loja e criar uma alternativa para distribuir o catálogo. Com os produtos exibidos em Pins, é possível salvar em pastas o acessar a página do produto rapidamente na loja.

Por que vender no Pinterest

O Pinterest é uma rede muito utilizada para buscar referências visuais e salvar inspirações. Um caminho comum entre usuários é o de salvar um produto e procurá-lo em lojas posteriormente. Com a opção do Shopping, sua loja consegue encurtar esse processo: ao encontrar um produto que chame a atenção, o potencial cliente já pode ter um link de acesso à sua loja e conferir informações sobre preço, descrição e estoque.

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Além disso, esse processo é simplificado pelo Pinterest: basta apenas vincular o seu catálogo para que a plataforma complete automaticamente o seu feed com os produtos. A rede social também inclui recursos para anúncios e retargeting dinâmico para melhorar os resultados.

Conforme estudos globais divulgados pelo Pinterest, as lojas que participam dos catálogos podem receber até cinco vezes mais impressões do que concorrentes que ainda não inseriram os produtos. Portanto, o Pinterest e o Instagram são duas opções viáveis para divulgar seus produtos durante a navegação pelas redes sociais.

Quais são os requisitos para vender no Pinterest

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Para utilizar a ferramenta de criação de catálogos, é necessário seguir algumas diretrizes do Pinterest. São elas:

  • Uma conta business da rede social;

  • Um site reivindicado para seu e-commerce, que siga as Diretrizes para Comerciantes do Pinterest;

  • Uma fonte de dados com um feed para todos os seus produtos;

  • Uma hospedagem para enviar essa fonte de dados diariamente ao Pinterest.

Para simplificar as últimas etapas, é recomendável utilizar serviços de e-commerce que possuem integração com o Pinterest. Dessa forma, toda a formatação é feita de forma automática, sem a necessidade de exportar e hospedar arquivos por conta própria. A rede aceita parcerias com Shopify, WooCommerce, Lengow, ChannelAdvisor, GoDataFeed, Feedonomics e Productsup.

Como começar a vender no Pinterest

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1. Converta para uma conta Business

O primeiro passo é, também, o mais simples. Com uma conta Business, é possível acessar recursos mais amplos para gerenciar o seu perfil, com estatísticas, área para anúncios e informações gerais sobre o público e o engajamento.

Para converter, clique no seu perfil e selecione “Converter em conta Business”. Na tela seguinte, confirme as informações, selecione “Atualizar” e faça a alteração gratuita.

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2. Insira seus produtos

Em seguida, é hora de incluir o seu catálogo na plataforma. A maneira mais simples envolve vincular a sua conta do Pinterest com a Shopify ou qualquer outra plataforma de e-commerce. Para isso, é necessário acessar a plataforma na qual seu site está hospedado e adicionar o plugin do Pinterest.

Com essa opção, o Pinterest preencherá automaticamente o feed da sua página com fotos, descrições, títulos, valor e link para a compra de cada produto. Para fazer manualmente, é necessário utilizar a ferramenta Catálogos ou vincular com a API do Pinterest.

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3. Inscreva-se no Programa de Lojas Verificadas

Para aumentar o alcance e acessar recursos exclusivos, é recomendável participar do Programa de Lojas Verificadas do Pinterest. A inscrição é gratuita e permite adicionar um selo de verificação à sua loja, uma aba específica no perfil para compras, etiquetas especiais para sua marca e exibição dos produtos em mais experiências da rede.

O acesso ao programa é feito pelo link business.pinterest.com/pt-br/verified-merchant-program. Para participar, é necessário seguir as Diretrizes para Comerciantes do Pinterest, conectar o seu catálogo na rede social e instalar a tag na página.