Como monetizar o Instagram | 7 dicas
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
Há diversas maneiras de ganhar dinheiro nas redes sociais de fotos e vídeos. Além de aproveitar o número de seguidores para vender conteúdo e promover posts patrocinados, há outras formas de monetizar o Instagram através de assinaturas, lojas virtuais e marketing de afiliados.
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Para conseguir bons rendimentos na plataforma da Meta, é importante ter uma quantidade mínima de seguidores e com bom engajamento. A partir de 5 mil pessoas na sua rede, você já pode investir seu tempo na elaboração de planos e ações para gerar lucros.
É possível construir uma audiência em torno do seu nome ou marca com uma estratégia de publicações atraentes com legendas e hashtags relevantes, além de localizar, seguir e interagir com usuários que fazem parte do seu público-alvo.
Como monetizar o Instagram
Veja dicas sobre como monetizar o Instagram e ganhar dinheiro com a plataforma:
1. Posts patrocinados
Uma forma de gerar renda no Instagram é divulgar um produto, marca ou serviço de terceiros na forma de posts patrocinados. Esses conteúdos podem ser publicados no feed, nos stories ou em reels e apresentam o rótulo de “Parceria paga”.
Não é preciso ser um influenciador com milhares de seguidores para fechar parcerias com marcas, mas é essencial ter envolvimento junto ao público-alvo no segmento em que deseja trabalhar.
O Instagram conta com ferramentas para você encontrar marcas e promover conteúdos pelo aplicativo. Para isso, é preciso ativar e acessar o painel profissional e habilitar a publicação de “Conteúdo de marca”.
Para fazer um post patrocinado, você deve marcar o parceiro e solicitar a aprovação:
- Edite o vídeo ou a foto para a publicação;
- Antes de compartilhar, acesse “Adicionar rótulo de parceria paga”;
- Busque pelo nome do parceiro e clique em “Adicionar”;
- Solicite a aprovação para adicionar o parceiro de marca;
- Publique seu vídeo ou foto no Instagram.
Para fechar parcerias, você também pode recorrer a serviços que conectam marcas e influenciadores, como a iFluenz e a BrandLovrs. Para ver os valores cobrados por outros criadores, consulte os preços e compare a quantidade de seguidores em plataformas como Shoutcart e 99influence.
2. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados permite que você receba comissões sobre a venda de produtos de outras empresas através do seu perfil no Instagram.
Nessa modalidade, você precisa divulgar produtos e compartilhar um link parametrizado para que os seus seguidores realizem a compra, enquanto os programas de afiliados pagam uma porcentagem sobre o valor total da venda.
Há vários programas de afiliados, e você pode escolher os produtos que melhor dialogam com o seu público. Entre as opções disponíveis estão:
- Associados Amazon;
- Parceiro Magalu;
- Hotmart;
- Shopee;
- Ebay;
- Eduzz;
- Monetizze;
- Share A Sale;
- Thirsty Affiliates;
- Rakuten Advertising;
- Leadpages;
- AvantLink;
- Clickbank;
- Sovrn;
- CJ;
- PeerFly;
- Semrush;
- Ninjaoutreach;
- HubSpot;
- Printful;
- Shopify.
3. Loja no Instagram
Você também pode abrir a própria loja no Instagram para vender e comercializar produtos na plataforma. Nessa opção, é possível divulgar mercadorias com a marcação em reels, stories e transmissões ao vivo.
A loja pode ser usada para construir a sua marca e oferecer produtos personalizados, como roupas, chapéus, adesivos, canecas, panos de prato e outros itens exclusivos.
Para abrir uma loja no Instagram, é preciso ter uma conta empresarial ou de criador de conteúdo:
- Acesse o painel profissional da sua conta;
- Na seção “Ferramentas”, entre em “Lojas”;
- Toque na opção “Começar”;
- Crie uma nova conta ou conecte com um e-mail comercial;
- Conecte um catálogo de vendas de plataformas compatíveis ou conecte o site da sua empresa;
- Adicione produtos à loja;
- Publique a loja.
5. Monetização dos reels
Criadores de conteúdo com um bom alcance de público podem ganhar dinheiro com os reels. O Instagram possui uma modalidade de remuneração para vídeos com mais de 50 mil visualizações — e o pagamento é feito em dólares.
A plataforma paga US$ 125 a cada 50 mil views dos materiais publicados em reels. Para atingir essa marca, os vídeos devem ter uma boa qualidade e forte apelo junto ao público para gerar engajamento.
6. Assinaturas do Instagram
O Instagram possui um mecanismo de renda recorrente para influenciadores com uma boa quantidade de seguidores através do serviço de assinatura. Esse modo permite que os criadores cobrem seus fãs pelo acesso a materiais exclusivos.
Os assinantes ganham também uma sinalização diferenciada ao participar de transmissões ao vivo ou enviar mensagens para os criadores, o que possibilita que sejam facilmente identificados e ganhem mais atenção.
O plano de assinatura pode ser configurado pelo painel profissional da conta:
- Acesse Perfil > Painel profissional > Suas ferramentas > Assinaturas > Começar;
- Configure uma conta para receber os valores de assinaturas;
- Defina o preço da assinatura mensal da sua conta;
- Notifique seus seguidores do plano de assinatura*;
- Após a confirmação de pagamento, os assinantes podem acessar os conteúdos exclusivos.
*A notificação dos seguidores acontece dentro de três dias após a configuração do plano de assinatura.
Os criadores de conteúdo podem gerenciar os planos e remover assinantes ativos dentro de Painel profissional > Assinaturas.
7. Selos em transmissão ao vivo
Outra forma de monetizar o Instagram é através da doação de selos em transmissões ao vivo. Essa modalidade está disponível para criadores de conteúdo que fazem lives com frequência.
Para ativar esse recurso, é preciso entrar em “Configurar selos” no painel profissional da conta. Os selos podem ser adquiridos pelos seguidores que acompanham as transmissões e enviados como presente para os criadores.
Durante as lives, os influenciadores precisam avisar sobre a disponibilidade dos selos e agradecer individualmente a todo apoio que receberem.
Saiba também como anunciar no Instagram no guia prático elaborado pelo Canaltech.