Como ficar famoso no TikTok e aumentar o seu público
Por Kris Gaiato • Editado por Bruno Salutes |
Quer saber como ficar famoso no TikTok? Saiba que, assim como você, muitos desejam ter sucesso na plataforma; mas poucos estão dispostos a fazer o que é preciso. Curiosamente, essa não é uma tarefa complexa. Contudo, ela exige algo que nem todos têm: paciência, determinação e, claro, muita estratégia.
Já que não há como ensinar todos os elementos em um único texto, vamos ao último deles. Mas, antes de prosseguir, você deve habilitar a Conta de Criador. Através dela, é possível visualizar o desempenho do perfil.
Isso implica que você abandone a Conta Corporativa, se tiver uma. Ainda que prometa vantagens para lojas e negócios, o modelo apresenta restrições notáveis, como no uso de áudios em alta — algo indispensável para ficar famoso no TikTok.
1. Planeje o conteúdo
Uma das chaves para o sucesso é planejamento. O algoritmo da rede social é conhecido por ser muito recompensador, mas isso requer frequência de postagem — o que, por sua vez, demanda o mínimo de organização. Como toda regra tem sua exceção, é possível explodir logo nos primeiros vídeos — algumas pessoas, inclusive, alcançam esse feito sem nenhum tipo de constância.
Mas, como não se cria estratégias com base na sorte, tenha um cronograma de postagem. Nesse momento, busque o equilíbrio ideal entre quantidade e qualidade. Em sua página oficial, o TikTok recomenda uma frequência de 3 a 5 vídeos por semana. Por aqui, indicamos que você poste pelo menos uma vez por dia. E, para tornar o processo mais leve, intercale seu conteúdo principal com vídeos mais curtos e simples.
2. Defina um nicho e um público alvo
Antes de colocar a mão na massa, escolha um nicho, isto é, o assunto principal dos seus vídeos. Ao fazer isso, você “ensina” ao algoritmo para quem ele deve exibir os seus vídeos. Quanto mais temas uma conta tiver, mais “confuso” o algoritmo ficará.
Outra estratégia inteligente é traçar o público alvo. Ainda que não seja algo mandatório, isso pode acelerar o seu sucesso. Quer um exemplo? Você pode criar uma conta focada em programação cujo público alvo seja mulheres jovens. A verdade é que, quanto mais afunilado for o perfil, melhor.
3. Estude o conteúdo de outros criadores
Se você deseja ficar famoso no TikTok, observe quem já chegou lá. O que essas pessoas fizeram? Com qual frequência elas postam? Quais hashtags, legendas, músicas e outros recursos elas utilizam? Quais gatilhos elas adotam para prender a audiência? Como elas editam seus vídeos?
Essas são apenas algumas perguntas que você pode se fazer. Aliás, é recomendável que você não apenas analise esses criadores, como acompanhe seus conteúdos. Desse modo, você estará sempre atualizado sobre os assuntos em alta do seu nicho.
4. Hashtags, áudios em alta e horários de pico
Como você já deve imaginar, o criador deve aproveitar todas as ferramentas possíveis para ficar famoso no TikTok. Por isso, não dispense o uso de hashtags, dos áudios em alta, tampouco dos horários de pico. Quanto às hashtags, lembre-se de preferir as que tenham um bom volume e sejam relacionadas ao seu nicho (ou assunto do vídeo). Nada de apelar para "#foryoupage" e suas variações clássicas.
Outro fator decisivo é utilizar áudios em alta. Ao contrário do Instagram, o TikTok não sinaliza sons populares. Para a sua sorte, existem alguns truques. Se uma música aparece na sua For You Page mais de três vezes em um intervalo de 10 minutos, isso é um forte indicativo. Para confirmar a suspeita, entre na página do áudio. Veja se existem vídeos recentes, de contas pequenas e que viralizaram. Se sim, provavelmente você tem um áudio viral em mãos.
O horário de postagem também interfere no desempenho do seu conteúdo. No começo, escolha períodos estratégicos (após o horário comercial é uma boa pedida). Depois de algumas postagens, clique no ícone de três traços no canto superior direito e acesse a aba “Ferramentas do Criador”. Em “Análise”, selecione a página “Seguidores” e, na parte inferior da tela, você terá os horários que os seus seguidores mais utilizam a plataforma.
Aliás, no menu de análises, estão dados como desempenho do perfil, bem como de publicações isoladas. São métricas importantes, como a taxa de usuários que receberam o vídeo na For You Page e o tempo médio de visualização. Vale gastar alguns minutos para entender quais conteúdos foram bem recebidos pelo público — e melhorar a sua estratégia.
5. Viralizou? Saiba o que fazer agora!
Conquistou um viral no TikTok? Não comemore ainda, há muito trabalho pela frente. Aproveite a onda de popularidade e responda o máximo de comentários para fomentar a interação. Caso encontre uma pergunta interessante, não exite em respondê-la com um novo vídeo. Se isso não acontecer, pense em informações complementares para inserir nos próximos posts. Assim, você prolongará os efeitos de um viral.
Outra forma de impulsionar o seu perfil é através da repetição. É possível que o público tenha sido cativado por algum elemento do post: a paisagem, o movimento de câmera, um jargão ou até mesmo as expressões faciais. Se você identificar esse fenômeno no seu viral e replicar o elemento nos vídeos, o sucesso estará mais perto.
6. Crie uma comunidade
Para ficar famoso no TikTok não basta ter milhares de visualizações nos seus vídeos. É preciso acumular seguidores e, depois, transformá-los em uma comunidade. Em uma plataforma com tantos conteúdos, é necessário ser autêntico. Portanto, incremente o seu conteúdo com experiências pessoais. Além disso, sempre peça ao público para te seguir — os usuários da plataforma são muito responsivos a esses pedidos.
Com um número crescente de seguidores, é hora de transformá-los em uma comunidade. Mas por que isso é importante? Bom, seguidores não necessariamente têm uma relação de confiança com o criador. Quando falamos em comunidade, esse elemento está presente. E ele se reflete em algumas ações, como priorizar o seu perfil para tirar dúvidas, confiar nas suas indicações e até mesmo adquirir seus produtos e serviços.
Mas não se engane: transformar seguidores em uma comunidade não é nada fácil. Requer dedicação, frequência de postagem e muita interação. Para facilitar, você pode desenvolver símbolos de identificação, como uma xícara de café (que esteja presente nos seus vídeos) e atribuir algum significado a ela. Desse modo, quando os seus seguidores virem uma xícara de café, eles lembrarão de você.
Depois de todas essas dicas, é possível que você esteja animado para começar a sua trajetória rumo ao sucesso. Antes de aplicar todas essas estratégias, tenha em mente que existirão altos e baixos. Não desista quando os primeiros momentos de desânimo aparecerem: ainda que o conhecimento sobre rede social seja indispensável, o que vai te levar até o seu objetivo é a persistência.