Publicidade

Como desconectar sua atividade fora do Facebook em sites e apps de terceiros

Por  • Editado por  Guadalupe Carniel  |  • 

Compartilhe:
pixabay
pixabay
Mark Zuckerberg

A atividade fora do Facebook consiste em dados que são coletados por empresas desenvolvedoras de aplicativos que usam a rede social para acessar seus dados de usuário. Assim, cada vez que você escolhe usar apps de jogos ou testes que exigem login do Facebook, por exemplo, todo o seu histórico de navegação na rede passa a ser gravado e, posteriormente, compartilhado.

No mês de janeiro deste ano, a rede social de Mark Zuckerberg finalmente passou a permitir que seus usuários tenham maior controle sobre sua atividade fora da rede, o que é, sem dúvida, uma conquista em termos de privacidade. Assim, se você deseja deixar de compartilhar sua atividade fora do Facebook com a rede, siga os passos do tutorial a seguir.

Como desconectar sua atividade fora do Facebook

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Passo 1: acesse o Facebook em seu smartphone e toque no ícone de menu (as três barras localizadas no canto superior direito da tela). Em seguida, acesse “Configurações e privacidade”.

Passo 2: em “Atalhos de privacidade”, role a tela para baixo até ver a seção “Suas informações do Facebook”. Depois, escolha “Ver ou desconectar a sua atividade fora do Facebook”.

Passo 3: no menu exibido logo em seguida, selecione “Desconectar histórico” para que aplicativos externos não tenham mais acesso à sua atividade fora do Facebook.

Passo 4: em “Gerenciar sua atividade fora do Facebook”, você tem acesso ao histórico que é compartilhado com a rede por empresas e organizações. Vale lembrar que, para acessar essa opção, é necessário digitar sua senha da rede social. Você só precisa acessar essa opção se quiser ver quais empresas estão compartilhando seus dados.

Continua após a publicidade

O Facebook decidiu tornar essas informações acessíveis para o usuário com o intuito de evitar confusões e escândalos como o ocorrido no ano de 2018, quando dados contidos na rede social foram usados pela Cambridge Analytica para fins eleitorais. O acesso e controle por parte do usuário aos dados que são expostos representa um avanço significativo em prol da privacidade na internet.

Você sabia que já era possível controlar sua atividade fora do Facebook? Conte pra gente nos comentários.