6 Tutoriais para personalizar e proteger seu Facebook

Por Dimitri Pereira
photo_camera Divulgação

Alterar as configurações de privacidade e segurança no Facebook pode parecer um pouco complicado, mas a seguir você verá que não é um grande problema.

Com 6 dicas simples você será capaz de navegar pelo Facebook com mais tranquilidade, segurança e sem inconvenientes:

1. Gerencie os anúncios que você vê

Não é nenhum segredo que os anúncios que o Facebook te oferece vêm dos seus interesses de compra que ficam gravados no seu histórico de navegação.. O Facebook ajuda os anunciantes a direcionar melhor produtos para seus clientes.

Mas o Facebook também te dá o controle sobre quais anúncios você quer ver. Pode até mesmo decidir categorias personalizadas para refinar os anúncios que lhe vão ser apresentados. Dessa maneira você terá certeza de que eles serão relevantes aos seus interesses.

Sabendo disso, veja como controlar esses anúncios:

Passo 1. Acesse sua conta Facebook e vá em configurações.

facebook

Passo 2. Na barra lateral esquerda, clique em "Anúncios".

anuncio facebook

Passo 3. Vá então em "Anúncios baseados em minhas preferências" e depois em "Acessar preferências de anúncios".

anuncio facebook

Passo 4. Na página que vai se abrir, você verá uma seção com vários tópicos de interesse. Escolha um deles. Uma nova aba vai se abrir, faça uma outra escolha mais refinada e clique em "adicionar".

anuncio facebook
anuncio facebook

Pronto! Vá fazendo isso nos outros tópicos e assim você definirá que tipo de anúncio vai ser apresentado no seu Facebook.

2. Controle quem vê suas publicações

Sempre que você posta alguma coisa no seu Facebook, é possível definir quem será capaz de ver a publicação.

Você pode escolher no Menu de Privacidade se as publicações serão públicas, só para amigos, amigos de amigos ou qualquer grupo que você tenha previamente criado, como Família, Faculdade, etc.

publicacoes facebook

O mesmo pode ser feito a cada nova publicação clicando no "Quem deve ver isso?" logo abaixo de seu post, antes de clicar em "Publicar".

publicacoes facebook

3. Bloqueie sua ex, convites de aplicativos irritantes e outras coisas inconvenientes

Depois de uma separação, alguma decepção com algum amigo da onça, ou depois de 50 convites de aplicativos que você não tem interesse nenhum, não precisa mais conviver com essas situações chatas. Basta bloquear a pessoa e o aplicativo. Assim você poderá manter sua sanidade deixando seu feed muito mais tranquilo.

Passo 1. Vá em "Configurações" e depois em "Bloqueio".

Passo 2. Uma lista de bloqueios como: pessoas, aplicativos, convites de pessoas, etc vai surgir. Basta escrever o nome do que vai ser bloqueado no campo e clicar em bloquear logo à frente.

facebook bloqueio

4. Separe os seus amigos por grupos

Fazer listas de seus contatos é uma coisa muito útil. Você pode dividi-los em grupos como família, amigos do colégio, amigos do trabalho, conhecidos etc. Isso facilita muito na hora de publicar alguma coisa. Por exemplo: se você quer publicar fotos de uma festa e não quer que seus contatos profissionais as vejam, é possível publicar somente para os grupos de interesse. Assim você se previne de algum mal entendido e pode ter sua privacidade mais protegida.

Para criar grupos:

Passo 1. Vá na sua lista de amigos e clique em "amigos", na caixa logo à frente do contato escolhido. Em seguida clique em "Adicionar à outra lista...", role para baixo e clique em "+Nova lista"

amigos facebook
amigos facebook

Passo 2. Dê um nome à lista.

Cada contato seu pode pertencer a várias listas diferentes. Para adicioná-los à lista, abra o contato na aba "amigos" e vá clicando sobre as listas que ele faz parte.

5. Você tem uma caixa de mensagens oculta

O Facebook possui uma caixa de mensagens ocultas que recebe recados enviados de pessoas que não estão em sua lista de amigos ou que você não conhece. Elas sempre vão parar lá. Se você não sabe dessa dica, pode se surpreender.

Para acessar sua caixa de mensagens oculta:

Passo 1. Clique no ícone de mensagens representado pelo balãozinho no cabeçalho do Facebook. Logo depois em " Solicitações de mensagem".

mensagem oculta,fecebook

6. Ver como qualquer pessoa vê seu perfil

Existe uma outra ferramenta que permite que você acesse o seu próprio perfil como se outra pessoa o estivesse fazendo. Isso é útil para se certificar que sua privacidade está mesmo protegida.

Passo 1. Para fazer isso, vá até o seu perfil e clique nos 3 pontinhos ao lado de "Ver Registro de Atividades". Em seguida clique em "Ver Como".

Passo 2. Na barra acima da sua foto de fundo, digite o nome do contato de quem você quer ter a visão do seu perfil e dê enter. Pronto! Você terá acesso a apenas o que você liberou para o contato escolhido.

ver como facebook

Essas foram as 6 dicas para manter suas informações no Facebook protegidas. Gostou? Deixe um comentário!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.