Como criar um anúncio no Facebook/Instagram?

Por Douglas Ciriaco

O Facebook e o Instagram são duas das maiores redes sociais do mundo e isso deve demorar a mudar. A plataforma criada por Mark Zuckerberg e aquela adquirida por ele posteriormente movimentam bastante tráfego na internet e, obviamente, fazem dinheiro com isso. Mas você também pode morder um pedaço desse bolo caso resolva criar anúncios dentro da rede, impulsionando as suas publicações para diversos fins.

Antes de criar uma campanha, é preciso ter em mente aquilo que você quer. Facebook e Instagram são ferramentas amplas e cheias de pessoas e ofertas de todos os tipos. Assim, fazer as escolhas corretas é algo crucial na hora de ter sucesso com seu anúncio. Aqui vai um tutorial simples e completo de como fazer isso na rede social — o procedimento é o mesmo independentemente da plataforma escolhida por você.

Passo 1

Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook e faça login em sua conta da rede social.

Passo 2 – Objetivo da campanha

A primeira tarefa propriamente dita é definir o objetivo da sua campanha. São 11 opções divididas em três grandes grupos: reconhecimento, consideração e conversão. É a partir daqui que você vai guiar os passos do seu anúncio.

Se tiver dúvida, basta posicionar o cursor do mouse sobre qualquer uma das opções para visualizar o botão de ajuda. Posicionando novamente o cursor sobre ele, você tem acesso a uma pequena janela explicativa. Selecione aquela que desejar e dê um nome à sua campanha.

Se este é o seu primeiro anúncio, será preciso criar uma conta de anúncios. Ao clicar no botão “Criar conta de anúncio”, você é levado para uma nova página na qual precisa definir país da conta, moeda e fuso horário.

Passo 3 - Público-alvo

Depois de criada a conta, chegou a hora de direcionar o seu anúncio. Na tela “Público”, você pode navegar pelas opções oferecidas pela plataforma a fim de definir de forma precisa quem deve ser atingido por sua campanha. É possível definir localizações, faixa de idade, gênero, idiomas, interesses e muito mais.

Note que o quadro à direita da tela vai atualizando em tempo real o tamanho do público definido por você. Aqui, é importante ter em mente que quantidade nem sempre significa qualidade. Ter informações sobre a idade média das pessoas que se interessam pelo seu produto é essencial para não gastar recursos conversando com quem não quer ouvir.

Passo 4 - Posicionamentos

Rolando a tela para baixo, você vai chegar à seção “Posicionamentos”. Ali, você deve selecionar entre “Posicionamentos automáticos” ou “Editar posicionamentos”.

No primeiro, os anúncios são mostrados de forma automática nos locais em que provavelmente tiverem melhor desempenho; no segundo, você define de forma exata cada local.

Passo 5 – Quanto custa um anúncio?

Aqui você vai escolher o tipo de orçamento desejado para a sua campanha.

Facebook e Instagram oferecem dois tipos de orçamentos: um diário e outro vitalício. No primeiro, você define quanto está disposto a gastar por dia em média para um conjunto de anúncios; no segundo, você define este valor para toda a vida útil do anúncio. A rede social garante, porém, que a maioria dos anúncios o valor mínimo diário vai de US$ 1 a US$ 5.

Se a sua intenção é impulsionar uma publicação da sua página, o valor vai variar de acordo com as suas ambições. Ou seja, tudo depende do tamanho do alvo que você quer atingir, e o valor pode variar bastante.

Não se esqueça de definir a programação, que vai deixar seu anúncio rodando por tempo indeterminado até que você interrompa a campanha ou que vai criar um período fixo durante o qual ela vai acontecer.

Passo 6 – Tipos de anúncios

As redes sociais do Facebook permitem que você selecione um entre seis formatos diferentes: carrossel, imagem única, vídeo único, apresentação multimídia e canvas. Escolha o desejado.

Antes de finalizar, não se esqueça de definir exatamente qual página (do Facebook ou do Instagram) será o palco da sua campanha. Além disso, é possível acompanhar uma prévia do anúncio em um quadro específico para isso presente no cato direito da tela.

Ao final, basta clicar em “Conferir pedido” para revisar a sua campanha. Caso tudo esteja de acordo, basta clicar em “Fazer pedido” para concluir a criação do seu anúncio.