Publicidade

O que é Instagram Insights?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Maio de 2024 às 18h00

Link copiado!

Georgia de Lotz/Unsplash
Georgia de Lotz/Unsplash
Tudo sobre Instagram

Disponível de forma gratuita para contas profissionais na rede social da Meta, o Instagram Insights é uma ferramenta para acompanhar o desempenho do seu perfil e apresenta conteúdos como o alcance das postagens e o engajamento do público. A opção só pode ser acessada no app para celular e pode ajudar você a planejar as próximas publicações.

Quais são os recursos do Instagram Insights?

A função oferece métricas relevantes que podem afetar o andamento da produção de conteúdo na plataforma, pois deixam claro para o usuário o que está funcionando e o que não está dando certo nos posts. Abaixo você confere os recursos disponíveis:

Continua após a publicidade
  • Número de seguidores: mostra como está o crescimento de sua comunidade no período definido;
  • Alcance: apresenta quantos perfis diferentes a sua publicação alcançou e qual formato (Stories, Reels, Posts, Lives) teve maior destaque;
  • Engajamento: reflete a quantidade de seguidores e não seguidores que interagiram de alguma forma (comentários, compartilhamentos e curtidas) com o post;
  • Ganhos: aqui você pode ver se conseguiu algum retorno financeiro através dos anúncios no Instagram;
  • Publicações: é possível conferir quantos posts você fez no período de tempo determinado;
  • Sugestões: a plataforma destaca oportunidades para ajudar o perfil comercial a crescer.

Além disso, a ferramenta de análise apresenta horários em que seus seguidores mais conferem lives e outros conteúdos no Instagram para direcionar a sua produção.

O que é mais importante nos insights do Instagram?

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Nas redes sociais, todos os dados são relevantes para um produtor de conteúdo, empresa ou influenciador, mas o mais importante é perceber o que realmente funciona para seus seguidores. Ao usar o Instagram Insights e juntar todas as informações, é possível perceber um padrão e trabalhar a partir dela.

Sendo assim, o alcance e o engajamento são métricas valiosas para você definir os próximos passos de sua conta. Por exemplo: talvez as pessoas tendam a deixar curtidas e comentários em posts na parte da noite, ainda mais quando são engraçados. Então, é uma boa ideia manter esse tipo de publicação neste período do dia.

Plataforma de negócios

A Meta possui o Facebook Business (também chamado de Meta for Business), que entrega muitas características parecidas com o Insights do Instagram. Com o recurso, você pode conferir as impressões das postagens e entender quais métricas são valiosas para o seu negócio.