Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bluesky ganha mais de 550 mil novas contas no 1º dia sem convite

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Fevereiro de 2024 às 17h09

Link copiado!

Divulgação/Bluesky
Divulgação/Bluesky

O primeiro dia da rede social Bluesky aberta ao público sem necessidade de convites teve saldo positivo para a plataforma: apesar de alguns problemas de instabilidade, o rival do X (antigo Twitter) ganhou mais de 550 mil novos usuários no período. O movimento aconteceu após a plataforma remover a exigência de ter recebido um convite para criar uma conta por lá.

Com a mudança, a Rede do Céu Azul ultrapassou a marca de 4 milhões de usuários cadastrados e começa a preparar o terreno para buscar a popularidade de concorrentes como Mastodon, Threads e X. 

De acordo com a CEO da iniciativa, Jay Graber, a rede ganhou 550 mil novos usuários — chamados de “newskies” — apenas nas primeiras 22 horas após a abertura. 

Continua após a publicidade

A plataforma disponibiliza publicamente os números de novos usuários e publicações, no qual os gráficos mostram uma movimentação acima da média no dia 6 de fevereiro, que marcou a abertura ao público sem limitações.

Instabilidades

Apesar do sucesso com os novos usuários, nem tudo foi perfeito: a própria CEO confirmou que a plataforma sofreu com algumas instabilidades, especialmente na criação de feeds personalizados, mas a situação foi regularizada. Vale lembrar que a rede já passou por problemas anteriormente para lidar com a chegada em massa de novas contas após problemas com a leitura de posts no X.

Mais um concorrente na briga

Mesmo com vários problemas após a compra por Elon Musk e do crescimento de rivais, o X ainda domina entre as redes de microblogging. O Bluesky deve enfrentar uma longa caminhada para conquistar o público, mas já mostrou sinais de força com a abertura dos cadastros.

O primeiro grande alvo na corrida é o Mastodon, que conta com uma base de de 8,7 milhões de usuários. Depois disso, o salto é bem mais alto: a Meta revela que o Threads já tem cerca de 130 milhões de contas ativas por mês, enquanto o antigo Twitter acumulava mais de 200 milhões de perfis em 2022, antes da aquisição de Musk.

Continua após a publicidade

O grande apelo do Bluesky é trazer de volta a experiência autêntica do Twitter, com opções de descentralização (ou seja, sem pertencer a um único servidor de uma empresa). A rede é endossada por Jack Dorsey, cofundador do atual X, tem uma interface muito parecida com a do rival e chama a atenção pela possibilidade de criar vários feeds com algoritmos personalizados. 

Por outro lado, a rede emergente ainda fica em desvantagem na comparação de recursos com o X.