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Bluesky agora permite escolher o algoritmo de recomendação

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

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Divulgação/Bluesky
Divulgação/Bluesky

A rede social Bluesky, rival do Twitter, lançou uma atualização para deixar que o usuário escolha qual algoritmo de recomendação pretende usar. A plataforma de Jack Dorsey terá feeds personalizados de conteúdo para o gosto de cada pessoa.

O recurso funciona de modo semelhante às duas linhas do tempo do Twitter — “Para você” e “Seguindo”. Mas, em vez de apenas duas, você pode ter múltiplas timelines para alternar rapidamente entre elas.

Feeds com conteúdos direcionados

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Como cada feed terá um funcionamento algorítmico diferente, as pessoas podem adotar os que mais agradam seu estilo. Se a entrega de posts não estiver satisfatória, é só deixar de lado e pegar outro melhor.

Há um feed próprio para ver conteúdo apenas de quem você segue, como já ocorre no Twitter. A diferença é que você não precisa ver tudo na ordem cronológica, e, sim, conforme suas interações mais comuns. Conforme seus seguidores crescerem haverá mais posts interessantes selecionados.

O sentimento de comunidade também pode se fortalecer na Bluesky a partir de agora. Como cada feed pode ser temático, dá para atrair somente os apaixonados por gatos, colecionadores de carros ou fãs de k-pop.

Crie seu próprio algoritmo de conteúdo

Quem tiver familiaridade com programação poderá criar e distribuir seu algoritmo gratuitamente no serviço. Por ser um processo complicado, recomenda-se apenas que gente qualificada se aventure nesse nicho. Futuramente, há planos para simplificar isso com uma interface amigável para o usuário.

É também uma forma de empresas se aproximarem do seu público, já que poderiam ter um feed que favoreça conteúdos do seu interesse. Os usos comerciais podem ser criativos a partir de agora.

O recurso de feeds personalizados pôde ser testado por quem acessava a Bluesky pelo SkyFeed ou pelo Flipboard. Em abril, a CEO da Bluesky, Jay Graber, havia antecipado a novidade em um post publicado no blog oficial. Agora, chega para quem atualizar o aplicativo oficial do serviço.

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Bluesky encontrou seu caminho?

Se a Bluesky carecia de algo que a diferenciasse dos concorrentes Mastodon e Koo, parece ter descoberto sua personalidade. Em um momento no qual órgãos reguladores questionam as mídias sociais sobre o direcionamento de conteúdos, ter uma rede que faça isso de maneira aberta pode ser um baita diferencial.

A ideia de algoritmos personalizados é defendida por Jack Dorsey desde os tempos do Twitter. O cofundador do Passarinho Azul lançou a ideia de permitir que cada pessoa escolha o seu, mas isso nunca prosperou.

A Bluesky tem aplicativo para Android, iOS e acesso via web (bsky.app). É necessário se inscrever em uma lista de espera e aguardar ser contemplado — ou usar o convite recebido por alguém já cadastrado por lá.