Atividade no Mastodon triplica após limite de leitura do Twitter
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •

Os concorrentes do Twitter se beneficiam com os problemas da Rede do Passarinho. Ainda no efeito dominó das restrições de leitura diária, o Mastodon anunciou que a plataforma acumulou pelo menos 110 mil usuários ativos no período de um dia.
- Twitter culpa IAs por criação de limite diário de leitura
- TweetDeck será exclusivo para assinantes do Twitter Blue
A informação foi dada pelo CEO e fundador da rede social, Eugen Rochko. O crescimento foi notado entre o dia 1º de julho, justamente quando Elon Musk anunciou os limites, e o dia seguinte.
Na última segunda-feira, Rochko aproveitou para publicar um balanço do final de semana no Mastodon. Segundo o CEO, a plataforma atingiu 294 mil usuários ativos, entre novas contas ou retorno de usuários antigos, e a frequência de publicações triplicou.
Bluesky precisou suspender inscrições
As redes sociais similares ao Twitter receberam uma migração em massa de usuários nas primeiras horas após o comunicado de Musk. O problema é que essa chegada afetou as estruturas e servidores: no caso do Bluesky, a plataforma precisou suspender novos cadastros no final de semana e notou tráfego recorde.
No dia 1º de julho, Elon Musk anunciou que o Twitter iria restringir o limite de leitura diária de publicações na plataforma entre contas verificadas (assinantes do Twitter Blue), não verificadas e novos registros. Além disso, a rede social bloqueou o acesso aos tuítes por pessoas sem conta.
O que é o Mastodon?
O Mastodon é uma rede social de textos curtos com muitas características similares ao Twitter. Por outro lado, se diferencia por funcionar como uma rede descentralizada, ou seja, não está hospedada num único servidor.
Após criar conta na plataforma, você pode entrar em diferentes instâncias e comunidades, que funcionam como espaços independentes. O serviço usa o protocolo de código aberto ActivityPub, que permite integrar outras redes sociais e deve receber integração com o Threads, futura rede social da Meta.