Artifact agora permite compartilhar links e parece mais uma rede social
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

Aplicativo de textos criado pelos cofundadores do Instagram, a Artifact anunciou a chegada de recurso que cria um feed personalizado com os links de seu interesse e permite criar resumos com IA para as publicações na plataforma.
- Concorrente do Twitter, Bluesky chega a 1 milhão de usuários
- Threads bloqueia pesquisas sobre covid-19 e outros "temas sensíveis"
O feed se chama Links e tem um apelo visual, com destaque para as fotos de ilustração em cada postagem. O algoritmo mantido por inteligência artificial permite enviar o conteúdo publicado para as pessoas que querem descobrir temas específicos.
A ferramenta de criação possui recursos para enviar imagens do dispositivo e cortar as capas. Além disso, o app conta com uma função para compartilhar citações e ainda resumir outros artigos da plataforma por IA.
A nova seção ajuda a dar mais destaques para as contas que interagem na Artifact. É pesquisar por perfis pessoais e seguir criadores de conteúdos favoritos — antes, só era possível seguir escritores. O app separa um feed apenas com as contas que você segue e permite ver os links mais recentes na visualização de cada perfil.
Além das notícias
A mudança no aplicativo ajuda a colocar a Artifact no rumo da curadoria de conteúdo e tira o foco somente da publicação de notícias. Usuários podem usar a ferramenta para publicar portfólios ou ideias criativas de outras plataformas, por exemplo, e construir uma comunidade de seguidores.
Assim, a Artifact ganha mais uma cara de rede social: no lançamento, a plataforma ficou num “limbo” entre agregador de notícias e espaço para interação, mas adicionou outros recursos sociais em atualizações futuras.
O feed Links está disponível nas versões para Android e iOS do app, mas só é possível publicar conteúdos no espaço na versão para iPhone.