Tumblr 'Brasileiros tristes': o choro das pessoas no vexame contra a Alemanha

Por Caio Carvalho | 08.07.2014 às 21:43
photo_camera Divulgação

Para o Brasil, a Copa do Mundo chegou ao fim nesta terça-feira (8). Após sofrer uma derrota de 7 a 1 da Alemanha, que já entrou para a história como a pior derrota da seleção brasileira em uma partida de futebol, a equipe de Luiz Felipe Scolari agora tentará a terceira colocação do mundial no próximo sábado. Mesmo assim, será difícil esquecer um vexame que a imprensa (nacional e internacional) classifca como "humilhante".

Um jogo com tamanha surpresa causou emoção em muitos brasileiros, seja assistindo ao jogo dentro de casa, nas ruas ou no próprio estádio do Mineirão (Belo Horizonte), onde aconteceu a partida. Foi o suficiente para que sites em vários países comentassem como a população ficou abalada diante da disputa da semi-final contra os europeus. E o resultado está aí: uma página no Tumblr chamada "Sad Brazilians" (brasileiros tristes), que reúne fotos exibindo o desespero e descrença das pessoas com a partida.

O Tumblr parece ter sido criado por um usuário estrangeiro, pois todas as postagens e tags estão em inglês. Veja abaixo algumas imagens:

Sad Brazilians
Sad Brazilians
Sad Brazilians
Sad Brazilians

Na mídia internacional, jornais americanos, italianos, ingleses e espanhóis destacaram ainda no primeiro tempo, quando o placar estava perdendo por 5 a 0, que o Brasil levou uma "surra histórica", uma humilhação maior que o "Macaranaço" de 1950, quando o Uruguai derrotou a seleção jogando em casa. O jornal Olé, da Argentina, exaltou o artilheiro Thomas Müller chamando o jogador de "Demmüllerdor" (um trocadilho a "demolidor"). O espanhol AS concluiu que a derrota foi como "Sete maracanaços", enquanto o britânico The Guardian classificou a derrota dos anfitriões da Copa como "uma exibição espantosa".

O Buzzfeed também fez uma seleção de fotos de brasileiros antes e depois da partida contra a Alemanha. A que mais exemplifica esse contraste é a deste senhor segurando a "taça. Aqui o antes:

E aqui o depois:

Os gols da Alemanha sobre o Brasil foram marcados por Müller, aos 10, Klose, aos 22, Toni Kroos, aos 24 e aos 25, e Khedira, aos 28 minutos do primeiro tempo, enquanto Schürrle marcou outros dois gols aos 23 e aos 33 do segundo tempo - Oscar, da nossa seleção, fez um gol nos últimos minutos. Comentamos mais cedo sobre a repercussão do jogo Brasil x Alemanha nas redes sociais e o placar que destruiu os donos da casa na Copa 2014. Você pode ver as reações dos internautas neste link.

Últimas da Copa: