Copa da zoeira: goleada da Alemanha sobre o Brasil repercute nas redes sociais

Por Caio Carvalho | 08 de Julho de 2014 às 20h08
photo_camera Divulgação

Acabou. Na última partida antes da final da Copa do Mundo, o sonho do Brasil em ser hexacampeão – e jogando em casa – foi esmagado pela seleção da Alemanha na tarde desta terça-feira (8). Não bastasse a derrota no Mineirão, em Belo Horizonte, a equipe de Luiz Felipe Scolari levou cinco gols em 29 minutos de partida do primeiro tempo e mais dois no segundo, totalizando 7 a 1 (Oscar fez um gol no final).

Esse foi o maior vexame da história da seleção brasileira em uma Copa. Antes, a maior derrota era um 6 a 0 para o Uruguai, na Copa América de 1920 disputada no Chile. Em entrevistas logo após o final da partida, os jogadores tentaram explicar os motivos de serem praticamente estraçalhados em campo e ver a torcida aplaudir o time adversário de pé – e vaiar os conterrâneos. Mas não teve jeito: toda a seleção parecia ainda abalada com a saída do craque Neymar no jogo contra a Colômbia na semana passada. O que ainda assim não justifica um placar tão humilhante para os donos da casa.

Imagens de brasileiros chorando dentro do estádio percorreram o mundo logo nos minutos iniciais da partida. O sentimento de derrota foi tanto que alguns torcedores começaram a deixar o Mineirão logo após o terceiro gol marcado pelos alemães, aos 24 minutos do primeiro tempo. Muitos desses torcedores pagaram até R$ 1.320 (preço oficial) para ficar no melhor setor do estádio. A mesma coisa aconteceu em edições da Fifa Fan Fest, espalhadas por várias cidades do país.

E como tudo o que cai no mundo virtual não passa em branco, a internet não perdoou. Entre revolta, comoção e inúmeras piadas, veja abaixo algumas repercussões sobre a derrota do Brasil para a Alemanha:

Os sinais já avisavam

Curiosamente, três coisas engraçadas e que viralizaram recentemente na web apontavam que a seleção canarinho não seria campeã. O primeiro deles foi a Cortana do Windows Phone, apelidada de "o novo polvo Paul". A assistente pessoal do sistema operacional móvel da Microsoft acertou todos os palpites que fez sobre os jogos da Copa; durante a partida contra a Alemanha, o mecanismo de pesquisa do Bing usado na Cortana dizia que o Brasil tinha pouca chance de vencer o time adversário.

Outro indício foi no desenho "Os Simpsons". Além de preverem o desfalque de Neymar, o episódio "You Don’t Have to Live Like a Referee", exibido em março nos Estados Unidos, disse que o Brasil seria eliminado da Copa pela Alemanha e ficaria sem o título. A diferença é que o placar na série foi bem menos vergonhoso que na vida real: 2 a 0 para os europeus.

Por fim, o último indício foi esse da foto a seguir. Sim, Mick Jagger estava no Mineirão torcendo a favor do Brasil. Para quem não sabe, ele é conhecido como "pé-frio" das Copas porque todos os times que ele torceu foram eliminados do mundial.

Copa 2014

(Foto: Chris Brunskill Ltd/Getty Images)

É, Brasil. A gente se vê na Copa de 2018 na Rússia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.