Enviar dinheiro via Facebook Messenger já é uma realidade

Por Redação | 17.03.2015 às 18:45
photo_camera Divulgação

Fazer transações financeiras pelo tablet ou celular é uma das grandes tendências para os próximos anos, e se intensificou com a chegada de serviços como o Apple Pay e o Samsung Pay. Agora, o Facebook também entrará na jogada e anunciou uma nova ferramenta que permite fazer pagamentos pelo aplicativo Messenger.

Necessariamente, o recurso não é destinado apenas para pagamentos. Os mais de 500 milhões de usuários da plataforma poderão receber ou enviar dinheiro uns aos outros por meio do app – tanto no Android quanto no iOS –, sendo que os valores das transações são transferidos diretamente para as contas dos beneficiados. Por enquanto, a função é vinculada apenas em cartões de débito americanos nas bandeiras Visa ou Mastercard, e todo o processo é livre de taxas.

As informações foram divulgadas pela própria rede social em comunicado oficial. Funciona assim: para enviar dinheiro, o Messenger exibirá o ícone de cifrão ("$") sobre o teclado. Ao clicar nesse botão, o aplicativo mostrará uma interface dedicada a pagamentos, solicitando a quantia a ser enviada, e a opção "Pay", para adicionar o número do seu cartão de débito e confirmar a operação. Já para receber dinheiro, basta abrir a janela de conversa de quem está enviando o valor e clicar em "Add Card", para adicionar seu catão do banco e receber o depósito. Feito isso, a rede social estipula um prazo de um a três dias para que o dinheiro apareça na sua conta corrente.

Por questões de segurança, o usuário precisa cadastrar uma senha de confirmação do envio do dinheiro por código. No iPhone, essa possibilidade é ampliada para o uso do leitor de impressões digitais da Apple, o Touch ID. Além disso, o sistema funciona de forma independente, separado de outras funções do Facebook. Também é possível acessar um histórico de transferências ou recebimentos.

"Usamos sistemas seguros que criptografam a conexão entre você e o Facebook, bem como suas informações de cartão bancário, quando você nos pede para armazená-las", diz o post oficial, reforçando o compromisso da empresa em fazer da plataforma algo fácil, mas também seguro. A companhia também declarou que a ferramenta permanecerá gratuita, e que não há planos de monetizar o serviço.

Facebook Messenger

Ícone de cifrão vai permitir envio de dinheiro para outros usuários através do Facebook Messenger. (Foto: Divulgação/Facebook)

“Não estamos construindo um negócio focado em transações financeiras. O objetivo em oferecer pagamentos P2P [Peer-to-Peer] de forma livre é deixar o Messenger mais útil e expressivo”, disse Steve Davis, gerente de produtos do Facebook, ao site TechCrunch. "Obviamente, não é uma coisa que você vá usar 10 vezes ao dia. Mas quando você precisar mandar algum dinheiro, este [o Messenger] será o melhor caminho de fazê-lo", completou.

Fora o Android e o iOS, o recurso de pagamentos também está disponível na versão desktop do Messenger, que funciona pelo bate-papo do próprio Facebook. Não há informações se o mecanismo será lançado em outros países.