Vingadores | Conheça a formação dos Supremos do novo Universo Ultimate
Por Claudio Yuge |
Muitos fãs do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) provavelmente não sabem que os Vingadores que vimos nas telonas foram inspirados em uma versão de uma realidade alternativa, os Supremos, do Universo Ultimate original. Essa equipe atuava em uma realidade mais crua e realista, e ajudou a moldar o que vimos nos cinemas. E, agora, a Marvel Comics traz de volta esse grupo.
- Ultimate Invasion | Criador destila crueldade e muda origem do Homem-Aranha
- Versão maligna de herói humilha Thor de forma que nenhum vilão conseguiu
O Universo Ultimate original nasceu no começo dos anos 2000, como um “laboratório de ideias” e ponto de partida para leitores iniciantes. Com um mundo novinho em folha, a Terra-1610, sem amarras com a continuidade de décadas da Terra-616, os autores puderam, então, criar uma versão mais realista e alinhada à época.
Em uma ambientação ainda carregada de exageros, dos “extremos” dos anos 1990, os Supremos, por exemplo, tinha um Capitão América que matava e mostrava não ter mudado de patente simplesmente porque não queria. Os problemas de Tony Stark com o álcool e jogatina eram ainda mais evidentes, e o Thor mais se parecia com um profeta charlatão do que com um deus asgardiano.
Isso tudo agradou os leitores, que também viam o Peter Parker dessa realidade morrendo ainda muito jovem; o que abriu caminho para a chegada de um novo Homem-Aranha, Miles Morales — também bastante representativo para a comunidade de leitores.
Embora tenha trazido ótimos resultados e até inspirado o MCU, os Supremos e o Universo Ultimate, em geral, começou a eclipsar os próprios heróis do Universo Marvel original. Além de canibalizar as vendas de suas contrapartes da Terra-616, as versões da Terra-1610 também começaram a confundir os leitores — a proposta de “ponto de entrada para novos fãs” começou a desandar.
Eis que, nas Guerras Secretas de 2015, o Universo Ultimate, então, morreu, e somente as coisas mais legais da Terra-1610 foram reaproveitadas na Terra-616. Mas, agora, a Marvel retoma seu projeto, reformulado, com uma nova equipe de Supremos.
Os novos Supremos
A recente minissérie Ultimate Invasion apresentou o Criador, o Reed Richards maligno que é um dos resquícios da Terra-1610, buscando um novo mundo para moldar. Eis que a Terra-6160 foi a escolhida, e terminou com o Tony Stark deste mundo viajando de volta no tempo para recuperar o Capitão América envolto em gelo, a partir da construção de uma armadura e a adoção de um codinome diferente de Homem de Ferro.
Na prévia de Ultimate Universe #1, a formação inicial da nova equipe de Supremos é composta por Reed Richards (em uma armadura e capa de Doutor Destino), o recém-batizado Rapaz de Ferro (e possível futuro Kang) Tony Stark, o Capitão América que logo será descongelado e os asgardianos Thor e Sif.
"O que tornou o Universo Ultimate original realmente interessante foi que ele era um reflexo do mundo fora da sua janela, no momento em que você estava vivendo. Como é o mundo em que vivemos agora?" diz o escritor Jonathan Hickman, arquiteto do novo Ultimate Universe, em anúncio que acompanha a nova capa. “É chocante o quanto o mundo mudou nesse período de tempo. A ideia de como seria ver a gênese dos super-heróis em um mundo totalmente novo é um exercício realmente fascinante.”
Até agora, o único novo título mensal anunciado pela Marvel Comics para esse reformulado Universo Ultimate foi Ultimate Spider-Man, ainda sem data de lançamento. Já Ultimate Universe #1 está previsto para as bancas gringas para o 1º de novembro.