Publicidade

Quem é o Trovejante nas HQs da Marvel? E como ele pode aparecer em Thor 4?

Por| 07 de Fevereiro de 2021 às 11h00

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Algumas fotos de bastidores do set de Thor: Love and Thunder (Thor: Amor e Trovão, nome ainda não confirmado no Brasil) ou Thor 4 revelaram como está o visual de Chris Hemsworth e Chris Pratt para as novas aventuras de Odinson e de Star Lord, já que os Guardiões da Galáxia devem fazer parte da trama. E uma coisa chamou bastante a atenção: Hemsworth aparece com um visual que lembra muito o herói chamado Trovejante (Thunderstrike, no original), um personagem dos quadrinhos que já até assumiu o posto de Deus do Trovão.

Hemsworth aparece bem mais magro do que em Vingadores: Ultimato, com os cabelos compridos e uma jaqueta vermelha sem mangas: ele lembra algum integrante de banda heavy metal dos anos 1980 ou — o que faz mais sentido — o visual de Eric Masterson, o Trovejante, que, para completar, usava um “rabo de cavalo”.

Continua após a publicidade

Não há indicações (ainda) de que o Trovejante ou seu alter-ego, Masterson, realmente tenham participação em Thor: Amor e Trovão. Contudo, dado à premissa de que Jane Foster (Natalie Portman) será a nova Thor, assim como aconteceu nos quadrinhos, pode ser que o diretor Taika Waititi encontre uma maneira de incluir referências do Trovejante de alguma maneira no próximo filme de Odinson no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês).

Mas como isso poderia acontecer? E quem é realmente o Trovejante? Quais são seus poderes? Como ele acabou se tornando substituto de Thor nos quadrinhos? É o que veremos logo a seguir.

Quem é o Trovejante?

De meados até o final dos anos 1980, o período foi marcado pela transição entre o encerramento da Era de Bronze e o início da Era Moderna dos super-heróis nos quadrinhos. Com obras mais realistas e adultas no mercado, a exemplo de Batman: Cavaleiro das Trevas (Frank Miller), Watchmen (Alan Moore) e Sandman (Neil Gaiman), muitos personagens passavam por reformulações, especialmente os clássicos.

Continua após a publicidade

Steve Rogers tinha desistido de ser o Capitão América, com John Walker, o Agente Americano, vestindo o traje em seu lugar. James Rhodes assumiu o papel do Homem de Ferro, quando Tony Stark, mais uma vez, sucumbiu à bebida e outros problemas pessoais. E Thor, que há algum tempo não usava mais o hospedeiro humano chamado Donald Blake (que reapareceu recentemente nas revistas e tem explicado sua participação como uma complexa projeção asgardiana — deixamos isso para outro dia), assumiu a identidade secreta de Sigurd Jarlson na Terra, como um trabalhador da construção civil.

Isso aconteceu quando Thor, após um ter uma batalha quase mortal com Hela, foi amaldiçoado pela rainha do inferno nórdico: seus ossos ficaram frágeis e podiam se quebrar, mas ele ainda assim mantinha sua imortalidade. O braço quebrado do herói é uma de suas fases mais lembradas pelos leitores, pois Odinson tinha que andar por aí com peças feita por Stark, para compensar a perda de articulação e força dos membros afetados.

Continua após a publicidade

Pois bem, já como operário na obra civil, Thor, na identidade de Jarlson, vê o seu local de trabalho sendo atacado por Mangusto, um dos vilões mequetrefes do Homem-Aranha. Essa invasão causa ferimentos em um colega de Jarlson, chamado Eric Masterson, o que obriga o Deus do Trovão a usar seus poderes. Depois de salvar a vida de Masterson, ambos começam uma amizade digna de “bromance”.

Acontece que essa ligação causa muitos transtornos para a família de Masterson, principalmente para o jovem filho Kevin, que vira alvo de diversos inimigos de Thor, incluindo o Carrasco e Loki.

Como Thor é substituído pelo Trovejante?

Continua após a publicidade

Bem, nessa época o Deus do Trovão ainda estava bastante atrelado à ideia de vida dupla e identidades secretas, que sempre foi uma constante nas histórias em quadrinhos de super-heróis desde os anos 1930. Então, na concepção da Marvel Comics, ele precisava manter um alter-ego para conservar elementos básicos de suas origens nas revistas. E a forma que os autores encontraram para isso foi um tanto drástica no começo dos anos 1990 — vale destacar que essa foi a “década perdida” para as HQs do gênero, já que muitas histórias ruins, cheias de ações extremas apenas para vender gibis em jogadas de marketing, aconteceram nesse período.

Após uma batalha no espaço envolvendo os deuses robóticos espaciais conhecidos como Celestiais, Thor e Masterson retornam à Terra e são atacados novamente pelo Mangusto — e, desta vez, o vilão baixa-renda consegue ferir Masterson mortalmente. Para salvar sua vida, Odinson pede ao seu pai para que o ajude. Dessa forma, Odin funde ambos em uma só pessoa: o humano vive como trabalhador da construção civil e com sua família e, toda vez que empunhar o Mjolnir, Thor aparece — de maneira semelhante com que Donald Blake trocava de papel quando batia o cajado no chão no passado.

Continua após a publicidade

Só que… Loki não deixou isso barato e sequestrou Kevin, o filho de Masterson. Isso deixou o Deus do Trovão ensandecido, e, em uma batalha com seu meio-irmão, ele aparentemente matou-o. Odin ficou furioso com essa transgressão e baniu Thor “pela eternidade” (algo bastante relativo quando falamos de quadrinhos), deixando Masterson como o representante de Thor na Terra — inclusive de posse do Mjolnir.

Claro que, mais tarde, Odinson retornou; e quis seu amado martelo de volta, assim como todos os seus poderes. Ainda assim, Masterson, que se tornou queridinho de muitos fãs, ganhou espaço e uma arma própria: uma maça feita do mesmo mágico metal Uru, chamada de Trovejante, com forças semelhantes à do Mjolnir — daí seu nome de guerra.

Contudo, a carreira do Trovejante não durou muito, pois ele foi possuído pelo artefato asgardiano conhecido como Bloodaxe (ou Machado Sangrento). E, tragicamente, teve que se sacrificar para evitar que o poder dessa arma ameaçasse outras pessoas. Ao longo dos anos, Masterson apareceu algumas vezes em participações especiais de histórias passadas; seu filho, Kevin, chegou a assumir seu manto. Mas ele nunca foi efetivamente ressuscitado e incluído novamente à cronologia do Universo Marvel.

Como poderia Trovejante se encaixar no MCU?

Continua após a publicidade

Bem, vale destacar que o MCU já vem “brincando” com diferentes versões de Thor ao longo de seus filmes e participações em outros longas de seus companheiros. A arma Stormbreaker, por exemplo, é, na verdade, ligada ao alienígena korbinita Bill Raio Beta, que se tornou digno do Mjolnir e, embora já tenha trocado sopapos com Odinson, costuma ser seu aliado. Em Thor: Ragnarok até mesmo vemos seu rosto esculpido em uma estrutura do planeta.

Como a ideia de Thor: Amor e Trovão é seguir a jornada de Jane Foster se tornando a poderosa Thor, pode ser que Waititi siga a trama que deixou Thor indigno de usar o Mjolnir, como visto nos quadrinhos. E isso tem tudo para acontecer, já que o deus carniceiro Gorr, que foi confirmado na pele de Christian Bale, é diretamente relacionado a esses eventos.

Dessa forma, Thor pode assumir a identidade de Masterson/Trovejante, enquanto segue indigno do Mjolnir. Vale destacar que o bode gigante Toothgnasher, criatura que também esteve presente nessa fase de Odinson como sua montaria, estaria cogitado a aparecer no filme. Ainda não está claro o Deus do Trovão vai usar mesmo o machado/martelo Stormbreaker ou algo parecido com a maça Thunderstrike, mas certo é que o diretor Taika Waititi está ciente de toda essa trama e deve se inspirar bastante nela.

Continua após a publicidade

Assim, como vimos nas fotos vazadas na web, é bem possível que Hemsworth já esteja trajado como Masterson. E ficam as dúvidas: será que Jane Foster segue como Thor, enquanto Odinson passa um tempo como Trovejante no MCU? O Deus do Trovão vai continuar indigno do Mjolnir após o final de Thor: Amor e Trovão?

Aí, o jeito é aguardar mesmo pelo filme, que tem estreia prevista para 6 de maio de 2022.

*Com informações de Games Radar.