Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Mephisto? Quais são seus poderes e por que é tão temido na Marvel?

Por| 14 de Março de 2021 às 11h00

Link copiado!

Marvel
Marvel
Tudo sobre Marvel

Bem, se você acompanhou algumas notícias sobre a série WandaVision nas últimas semanas, deve ter notado uma figura diabólica com o nome Mephisto em todos os lugares da web. Ele é um dos maiores vilões da Marvel Comics. O personagem está diretamente ligado às artes místicas, magia sombria, bruxaria e ao sobrenatural, temas recorrentes na atração do Disney+. Além disso, ele tem uma história pessoal com a própria Feiticeira Escarlate.

Mephisto tem conexões com diversos heróis e vilões do Universo Marvel. Foi ele quem liberou o demônio Zarathos para possuir o corpo de Johnny Blaze, e assim transformá-lo no Motoqueiro Fantasma. O ser infernal também capturou a alma da mãe do Doutor Destino, Cynthia Von Doom. E foi o responsável por “apagar” o casamento de Mary Jane e Peter Parker. E o “diabão” da Casa das Ideias teme, especialmente, quatro heróis: o Surfista Prateado e Thor, que, para, ele, são criaturas de luz avançadas, algo que os humanos talvez um dia possam se tornar; o Doutor Estranho, pois o Mago Supremo é um feiticeiro muito poderoso; e Franklin Richards, que tem o poder de criar, alterar e até destruir realidades inteiras.

Continua após a publicidade

Mas qual é sua história e poderes? Por que ele é tão temido? E como ele pode aparecer como uma ameaça no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês). Calma, que o Canaltech já te conta tudo isso logo abaixo.

Mephisto é o senhor do Inferno na Marvel

Não há uma forma mais objetiva e resumida de definir o vilão do que chamá-lo de o “Diabo da Marvel”. Mephisto é um ser extradimensional que possui sua própria realidade, que ele chama de “Inferno” ou “Hades”. Ele normalmente é caracterizado com roupas vermelhas, aspecto diabólico e grande estatura, com corpo atlético e normalmente envolto em labaredas. Sua representação está muito próxima de Satã ou diabo cristão — aliás, ele mesmo às vezes é chamado de Satã, Mephistopheles, Lúcifer, Belzebu e, bem, Diabo mesmo.

Continua após a publicidade

Além de ter estatura variável, ser muito forte e quase invulnerável, Mephisto é imortal e consegue aumentar seu poder de combate corpo a corpo com uma vasta cartela de poderes mágicos — fruto de conhecimento de séculos sobre todos os tipos de feitiços. Ele também comanda hordas de demônios e tem vários aliados que lhe devem “favores”.

A propósito, seu maior trunfo está na sua habilidade de ser oportunista e se aproveitar de situações para manipular os heróis e obrigá-los a aceitar pactos, em troca de dívidas e almas. Foi isso que aconteceu com Peter Parker, por exemplo, quando ele restaurou a saúde da Tia May e apagou a revelação da identidade do herói da mente da humanidade; em contrapartida, o Homem-Aranha teve seu casamento com Mary Jane obliterado da cronologia. E foi ele quem imputou fragmentos de sua alma na criação dos filhos de Wanda, a partir dos poderes de alteração de realidade da Feiticeira Escarlate.

Continua após a publicidade

Sua maior fraqueza está no fato dele não conseguir ler a mente dos seus inimigos e não compreender como vencer a pureza do coração humano e os atos de altruísmo e sacrifício dos heróis. Aliás, uma boa edição para conferir isso é o especial Corações Negros, em que seu filho, Coração Negro (ou Blackheart), tenta vencer Motoqueiro Fantasma, Wolverine e Justiceiro, mas é vencido pelos anti-heróis.

Aliados, inimigos e parentescos

Assim como todo rei, Mephisto só “suja as mãos” quando é necessário, já que ele pode usar vários aliados para realizar seus desejos. Entre as pessoas que ele já usou em seus esquemas estão Loki, Thanos, Motoqueiro Fantasma, Coração Negro, entre outros. O diabão também se relacionou com a humana Victoria Hellstrom, com quem teve o filho Daimon Hellstrom, anti-herói que se volta contra o pai e teve uma adaptação de mesmo nome no Hulu.

Continua após a publicidade

Entre seus maiores inimigos estão o Surfista Prateado, Doutor Destino, Thor, Motoqueiro Fantasma Johnny Blaze, Quarteto Fantástico e Franklin Richards (um de seus maiores temores é vasto poder do filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível), os Vingadores, Galactus, Demolidor e, claro, o Doutor Estranho e a Feiticeira Escarlate.

Como ele pode aparecer no MCU?

Atenção: abaixo há alguns pequenos spoilers sobre WandaVision!

Bem, todo mundo apostava que Mephisto estaria ligado aos eventos de WandaVision, mas, no final das contas, sua presença talvez ofuscasse a trama apresentada na série de TV. Além disso, ele é um vilão de escala muito maior, que provavelmente vá envolver muitos heróis — e vilões — da Marvel. Contudo, é bem possível que as sementes para sua aparição já tenham sido plantadas ali.

Continua após a publicidade

Para apresentar corretamente o diabão e seus domínios, a Marvel Studios precisa delinear e explicar melhor como funciona as regras da magia e de sua realidade no MCU — algo que WandaVision já introduziu. Pode ser que os gêmeos de Wanda e Visão, Billy e Tommy, realmente tenham sido gerados a partir de fragmentos de almas cedidas por ele. Isso daria ao capeta marvete certo controle sobre Wanda, que naturalmente tem inclinação maligna por conta de sua conexão com Chthon, entidade do caos que compartilhou parte de seus poderes para a Feiticeira Escalarte, durante seu nascimento.

E pode ser que ele também esteja manipulando os eventos para que o Multiverso abra suas portas de vez, o que facilitaria o contato de seu Inferno com a Terra. O futuro do MCU promete ser mais sombrio, com abertura desse canto mágico e a possível chegada do Motoqueiro Fantasma, com a confirmada estreia do Cavaleiro da Lua, além do retorno de Blade. Então, a vinda de Mephisto para as telonas é uma questão de tempo, tamanha sua conexão com os mais variados personagens da editora.

Continua após a publicidade

Há quem até tenha apostado que ele pode chegar ao MCU interpretado por Al Pacino, o que seria interessante, principalmente para quem já assistiu ao filme Advogado do Diabo. Mas isso é bastante improvável e, com certeza, teremos mais dicas de como ele pode chegar — ou até a confirmação de sua estreia — em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, previsto para 22 de março de 2022.