Marvel dá a Mephisto um novo visual nojento e assustador ideal para o MCU
Por Claudio Yuge |
Desde a estreia do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), nenhum vilão esteve tão especulado em tantos filmes e séries da Marvel Studios quanto Mephisto, especialmente no começo da Fase 4, em 2021.
- Quem é Mephisto? Quais são seus poderes e por que é tão temido na Marvel?
- Marvel confirma rivalidade de Mefisto e aproxima um herói do MCU
- WandaVision | Livro Darkhold pode ter chegado ao MCU; conheça o artefato
A série WandaVision abriu de vez o cantinho sobrenatural e a expectativa de vê-lo só aumentou; assim como a frustração dos fãs de ainda não tê-lo visto estrear. Mas uma HQ que dá ao diabão uma nova forma nojenta e assustadora pode ser a dica de que sua presença nas telonas está mais próxima.
Atenção para spoilers de Ghost Rider: Final Vengeance #5!
Embora existam outras razões para que a Saga do Multiverso tenha acumulado mais fracassos do que se poderia imaginar após a conclusão arrebatadora da Saga do Multiverso, não há como negar que o anticlímax causado pela ausência de Mephisto nas produções em que sua presença seria mais do que bem-vinda ajudou a causar certo desânimo e a tal fadiga dos super-heróis entre os fãs.
Tudo bem que boa parte das especulações e a crescente expectativa de Mephisto já estar aparecendo secretamente em supostas dicas espalhadas em WandaVision, por exemplo, foram alimentadas pelos próprios fãs — e por sites com fontes duvidosas.
Vale destacar que o período de pandemia e o hiato de lançamentos relacionados ao MCU entre Vingadores: Ultimato e WandaVision, de abril de 2019 e janeiro de 2021, ofereceu um terreno fértil para a proliferação de muitas fofocas e projeções sem fundamento. A ansiedade, já bastante alta em um momento de tensão com todo mundo vivendo o isolamento social em frente a telas dentro de suas casas, agravou a frustração gerada por expectativas não concretizadas.
Mas não dá para negar que tanto a série WandaVision quanto os filmes Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa ofereceram indicações confusas e terrenos perfeitos para uma aparição de Mephisto.
Como as HQs estariam antecipando a chegada de Mephisto?
Todo mundo sabe que a Marvel Studios vem expandindo seu cantinho sobrenatural no MCU, principalmente depois de o especial Lobisomem na Noite ter apresentado tanto o protagonista licantropo quanto o Homem-Coisa. As chegadas da série Agatha Desde Sempre, no próximo mês; e do reboot de Blade, ainda sem previsão, são provas disso — inclua aí a citação ao Cavaleiro Negro na participação de Kit Harington como Dane Whitman em Os Eternos.
Todas essas produções já praticamente confirmam que a estreia de Mephisto é apenas uma questão de tempo; e que isso está cada vez mais perto de acontecer, pois o diabão é o principal vilão da Marvel nesse cantinho sobrenatural. Agora, em uma nova HQ, dá para compreender melhor uma possível razão de a Marvel Studios estar demorando a introduzir Mephisto.
Em Ghost Rider: Final Vengeance #5, lançado recentemente, Johnny Blaze e Zeb se unem para tentar deter o novo Motoqueiro Fantasma. O vilão Capuz fez um acordo com Mephisto para ser possuído pelo Espírito da Vingança, e, com esse poder, tem conseguido dominar o submundo do crime em Chicago.
Como Mephisto quer manter o Capuz como o hospedeiro humano do Espírito da Vingança e atualmente se encontra preso na dimensão do inferno, a solução para barrar as ações de Blaze e Zeb é incorporar sua forma metafísica em avatares vivos na Terra.
Assim que Blaze e Zeb se aproximam da cidade, Mephisto possui uma grande horda de ratos simultaneamente, fundindo vermes nojentos e ruidosos em uma forma física toda remendada em um corpo gigante que lembra a aparência do diabão. E essa pode ser uma possível dica sobre a caracterização da personificação do mal no MCU.
Por que essa especulação é mais consistente do que as anteriores?
Mephisto já apareceu no Multiverso do MCU nas adaptações Motoqueiro Fantasma, lançada em 2007, e em Motoqueiro Fantasma: O Espírito da Vingança, de 2011, ambos pela Sony Pictures. Nessas ocasiões, o capetão foi interpretado por Peter Fonda e Ciarán Hinds, respectivamente.
Ambos até foram bem, mas todos os fãs sentiram falta de uma caracterização mais assustadora e fiel à personificação do mal que Mephisto representa nos quadrinhos. A ideia de que ele só pode interagir com pessoas na Terra assumindo forma física por meio de pragas e vermes é a maneira perfeita de retratá-lo no MCU de uma maneira realmente horrenda.
Além disso, há o fato de que a Marvel Comics, que vinha reformulando seu cantinho sobrenatural há mais de dois anos, só agora vem colocando nas prateleiras as HQs que reposicionam personagens como Blade, Drácula, Doutor Vodu, Clea, Lobisomem na Noite e vários outros coadjuvantes.
Isso acontece nesse momento também com o Espírito da Vingança, atualmente no corpo do vilão Capuz; e com os personagens que ainda representam o Motoqueiro Fantasma, a exemplo de Johnny Blaze (atualmente sem poderes) e Danny Ketch; além do Piloto Fantasma Robbie Reyes e da falecida Alejandra Jones — vamos manter de fora dessa lista o Motoqueiro Fantasma Cósmico e o Motoqueiro Fantasma 2099.
Como o reposicionamento que destaca esse lado sobrenatural da Marvel Comics só vem realmente sendo relevante e conectado com os Vingadores agora, existe a possibilidade de a Marvel Studios ter esperado a conclusão dessa reformulação antes de mostrar os personagens mais icônicos desse cantinho.
Todo mundo sabe que a Marvel sempre alinha as versões do MCU com as dos quadrinhos. E, para não acontecer de maneira forçada, a exemplo do que ocorreu com Ms. Marvel, pode ser que o atraso na produção de Blade e Motoqueiro Fantasma, assim como as aparições do Cavaleiro Negro e de Mephisto, esteja ligado a essa reformulação que só vem sendo publicada agora.
De qualquer forma, o visual de Mephisto na HQ mais recente do Motoqueiro Fantasma oferece, desde já, uma referência ideal para a Marvel Studios explorar no MCU.