Professor X se torna o maior vilão dos X-Men com novo ataque psíquico
Por Claudio Yuge | •

Desde o início da Era Krakoana, o Professor X já dava indícios de que muitas atitudes começavam a destoar dos princípios pacíficos de seus objetivos como líder dos X-Men. E, após o Massacre de Mutantes do Hellfire Gala, quando a organização supremacista Orchis dizimou milhões de mutantes, sua queda para a vilania foi intensa, rápida e profunda. Agora, Charles Xavier consolida seu antagonismo com um novo ataque psíquico.
- Entenda por que os X-Men perderam a fé na liderança do Professor Xavier
- X-Men substitui Xavier com liderança que poucos fãs imaginariam
Atenção para spoilers de Rise of the Powers of X #4!
À medida que a Era Krakoana chega ao fim, o Professor X toma várias decisões moralmente questionáveis, de modo que suas ações chegam a torná-lo um vilão pior do que Magneto no auge de sua batalha contra os X-Men.
Em Rise of the Powers of X #4, lançado recentemente, a trama mostra o Professor X unindo forças com a Mother Righteous (ou Mãe Justa, um dos clone dos Senhor Sinistro) para ajudar a Orchis em um plano que alveja tanto humanos quanto mutantes
Ao discutir os planos, Mother Righteous menciona a Xavier que as nações do mundo estão “sendo surpreendentemente organizadas” na resistência à ofensiva da Orchis e ordena que o Professor X faça algo a respeito.
É aí que o ex-líder dos X-Men revela ter implantado “drenos cognitivos” nos líderes mundiais, apenas o suficiente para torná-los inúteis —ou seja, embora esses elementos não sejam explicados, dá para compreender que se tratam de contingências previamente armadas para neutralizar a humanidade.
Professor X tem precedentes vilanescos
Vale destacar que, embora Krakoa e os eventos recentes tenham levado o Professor X ao status de vilão, há precedentes para essa mudança. No início da década de 1990, o enredo de um traidor no futuro dos X-Men especulou várias pessoas, quando, na verdade, era a última pessoa que os leitores apostavam: o próprio Charles Xavier.
Em seguida, em X-Men #25, lançado em 1994, Xavier lobotomizou Magneto e sua essência maligna se juntou com a faceta cruel do Mestre do Magnetismo, criando o monstro conhecido como Massacre.
Durante anos, Magneto foi visto como o vilão mais perigoso dos X-Men, mas agora, graças ao “dreno cognitivo”, o Professor X tomou seu lugar. E, pior, não dá para enxergar alguma esperança de que um dia Xavier volte a ser o líder pacífico que um dia foi para os mutantes.