Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Professor X completa sua queda total de herói a vilão dos X-Men

Por| 04 de Abril de 2024 às 16h25

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Charles Xavier sempre foi visto como um herói. O fundador dos X-Men passou por décadas sendo descrito como uma referência para boas ações em prol do convívio pacífico entre humanos e mutantes. Ao longo do tempo, contudo, suas atividades e comportamento começaram a ser questionados, e, depois da Era Krakoana nos últimos anos, vimos o degradê moral do Professor X chegar ao fundo do poço, transformando-o de vez em vilão.

Atenção para spoilers de Rise Of The Powers Of X #3!

“Se você fosse o telepata mais poderoso do mundo, com o poder até mesmo de paralisar completamente as atividades cerebrais do planeta sem sair da cadeira, como seria lidar com a tentação de se corromper e fazer o que quiser?” Pois é, essa é uma pergunta que passou a rondar cada vez mais as tramas envolvendo o Professor X, especialmente para torná-lo mais verossímil.

Continua após a publicidade

Vimos nos anos 1990 lampejos de sua inclinação sombria quando parte dele e de Magneto se tornaram o vilão Massacre. Nas últimas décadas, o Professor X levou os mutantes para caminhos perigosos, e até mesmo seu principal pupilo, Ciclope, deixou seu sonho para trás para liderar sua própria visão, e chegou a assassiná-lo.

Em New X-Men #114, lançado em 2001, Xavier revelou que carrega uma arma o tempo todo, só que, em vez de a razão disso seja se defender, na verdade, é uma proteção contra si mesmo, “caso um inimigo volte a sequestrar a arma de destruição maciça que é a sua mente”. 

Na Era Krakoana, sua própria caracterização física já dava sinais de que Xavier cairia, pois ele deixou de mostrar seu rosto e passou a ter um comportamento tão alegre e leve, caminhando, que ele passou a se tornar uma pessoa um tanto quanto cínica. 

As imposições para tornar Krakoa uma ilha-nação junto à Organização das Nações Unidas, o fato de tomar para si Marte e a violação das leis naturais com os Protocolos de Ressurreição, por exemplo, soaram como atitudes um tanto agressivas para alguém que até pouco tempo acreditava em humanos e mutantes juntos.

E, depois de ser dominado pelo Senhor Sinistro e deixar Krakoa cair de forma tão fácil e de maneira brutal, Xavier viu seus principais aliados traindo-o e os últimos seguidores deixando de acreditar de vez no seu sonho. E, agora, nos capítulos finais da Era Krakoana, o Professor X se transforma de vez em um vilão.

Xavier assassina filha de Ciclope e Jean Grey

Em Rise Of The Powers Of X #3, lançado recentemente, o Professor X tenta matar Moira X quando criança, evitando que a desastrosa linha do tempo que eles estão vivenciando aconteça — no começo da Era Krakoana, Moira MacTaggert revelou-se uma mutante que pode criar uma nova linha temporal inteira a cada vez que morre, em um limite de dez vidas, com sua décima sendo a da atual.

Continua após a publicidade

Ao ficar frente à frente com Xavier, ele diz a ela: “Xavier, o curador do sonho está morto. Nós o matamos juntos, você e eu”. No final das contas, sua tentativa de assassinato é impedida por Rasputin IV e Rachel Summers, apenas para ele atirar na filha de Ciclope e Jean Grey de uma linha temporal alternativa pelas costas.

Embora a última traição seja claramente parte de um plano maior, ela concretiza de vez seu status de vilão. Será que o Professor X merece mais uma chance e ainda tem forças para redimir-se? Tudo indica que não, mas nos quadrinhos qualquer coisa pode acontecer.