Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Marvel rompe com artista brasileiro de HQ do Hulk após desenhos ofensivos

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Setembro de 2021 às 20h40

Link copiado!

Divulgação/Marvel
Divulgação/Marvel
Tudo sobre Marvel

A Marvel disse ao site Newsarama que rompeu laços profissionais com o desenhista brasileiro Joe Bennett nesta semana, após a editora ficar sabendo que ele foi o responsável por uma arte produzida em 2017 e considerada uma mensagem politicamente extremista. Até então, Bennett estava confirmado em Timeless, nova revista da Marvel prevista para dezembro.

No dia 2 de setembro, Al Ewing, roteirista que compôs com o brasileiro a equipe criativa de The Immortal Hulk, tuitou sobre a sua descoberta da ilustração de 2017, após vê-la viralizar na internet. Ela mostraria, segundo o autor, "um espadachim de armadura, que acredito ser [o presidente Jair] Bolsonaro por causa dos comentários de Joe, massacrando pessoas pequenas em fuga, com dentes enormes e orelhas de rato. E grandes narizes. Um deles fantasiado de Drácula”.

Os tais ratos da imagem eram antropomorfizados e traziam feições muito parecidas com as dos ex-presidentes Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer (o "fantasiado de Drácula") e outros. O espadachim ostentava no peito o brasão de armas do Brasil. A postagem de Bennett já foi apagada, mas a captura de tela acima do desenho mostra o artista dizendo: "Força, meu capitão! O Brasil precisa de ti!"

Continua após a publicidade

Ewing chamou a imagem de "propaganda brutal", pediu desculpas aos fãs por não ter debatido sobre isso antes e remeteu que não é a primeira vez que Bennett se meteu em situações "polêmicas".

Em fevereiro deste ano, o artista havia mostrado nas páginas de The Immortal Hulk a estrela de Davi na vitrine de uma loja e um jogo visual que transformou o nome "Joalheria de Cronenberg" em "Judeu de Cronenberg" (em alusão ao diretor David Cronenberg). A interpretação aqui foi a de um trocadilho entre as palavras jewelry (joalheria) e jewer (forma depreciativa de chamar um judeu em inglês). Bennett pediu desculpas na época, assim como a Marvel por "reconhecer totalmente que este erro também se perdeu do nosso lado".

Continua após a publicidade

Bennett, que trabalhava para a Marvel desde 1994, também fez comentários sobre uma agressão que o jornalista Glenn Greenwald sofreu do brasileiro Augusto Nunes em 2019. De acordo com relatos da época, o quadrinista escreveu em sua conta de Facebook: "Augusto Nunes, seu caboclo foda!! Esse tapa foi meu também! Devia ter dado era um soco!!".

Fonte: Newsarama, CBR