Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Marvel | Melhor tecnologia da SHIELD foi criada por figura histórica real

Por| 15 de Maio de 2024 às 16h02

Link copiado!

Marvel
Marvel

A SHIELD concentra as melhores tecnologias criadas não somente na Terra, como também de várias realidades, linhas temporais e planetas. E um dos dispositivos mais impressionantes da organização são os chamado Life Model Decoys (LMD), ou Modelos de Vida Artificiais (MVA) em português. E o que muitos leitores não sabem é que essa ferramenta foi criada no Universo Marvel por ninguém menos do que Leonardo Da Vinci.

Da Vinci da Marvel é bem diferente do seu homólogo da vida real, e, assim como muitas outras figuras históricas que aparecem no Universo Marvel, ele é membro da Antiga Ordem do Escudo, o precursor secreto da SHIELD que protegeu a humanidade ao longo da história. 

Em 2010, na primeira edição da minissérie S.H.I.E.L.D., Da Vinci viaja no tempo até 1956, deixando em seu lugar o LMD que Fury recupera na edição que vamos citar abaixo. A partir de então, o conhecido artista e inventor italiano raramente aparece como um mestre manipulador nos bastidores, moldando a espionagem do Universo Marvel.

Continua após a publicidade

Em Secret Warriors #26, publicado em 2011, a trama confirma que a primeira versão dos LMD foi criado por Leonardo da Vinci. A edição mostra um Nick Fury mais jovem sendo enviado em uma missão em 1961 para proteger uma tecnologia misteriosa de Da Vinci, revelado posteriormente como o primeiro LMD, uma cópia do próprio inventor.

E aí vem a “pitada Marvel” na trama que deixa tudo mais divertido: em vez de reportar o achado, Fury rouba a tecnologia, alegando que sua equipe nunca encontrou nada. É este LMD que permite ao espião e ao resto da SHIELD produzir os robôs em massa a partir de então.

A manobra de Nick Fury, ao roubar a tecnologia LMD de Leonardo da Vinci, não é tão ruim quanto parece à primeira vista. Posteriomente, esse dispositivo é roubado pela contraparte russa da SHIELD, Leviatã, que sequestra um exército de câmara de êxtase criadoras de meta-humanos e dá um sumiço na Antiga Ordem do Escudo.

Continua após a publicidade

Essa é uma das razões pelas quais, no final da saga dos Guerreiros Secretos liderados por Fury, a SHIELD se torna a maior equipe de espiões do mundo, dando lugar à Da Vinci e sua Antiga Ordem do Escudo.