Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Thor finalmente explica por que o Capitão América pode levantar seu martelo

Por| 06 de Julho de 2022 às 20h35

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

“Aquele que empunhar este martelo, se for digno, possuirá o poder de Thor!”. Essa é a frase clássica, cravada no Mjolnir, e que, basicamente, explica há décadas por que Odinson e vários personagens podem segurar o martelo asgardiano. Só que, com o tempo, as pessoas passaram a perguntar por mais detalhes sobre o assunto, já que, convenhamos, essa é uma premissa bastante subjetiva. O que é “ser digno” para ostentar o Mjolnir? Eis que tivemos uma resposta com o lançamento de Thor #15, edição que chegou às bancas nos anos recentes.

Bem, antes de chegar à resposta, é preciso contextualizar um pouco o atual estado do personagem nos quadrinhos. Após uma saga épica que envolveu versões suas do passado, presente e futuro, Thor se tornou rei de Asgard, enquanto Odin entrou novamente em seu sono profundo. Desde então, Odinson enfrentou uma ameaça milenar e encarou Galactus; resolveu a questão de seu antigo alter-ego, Donald Blake, em uma trama que o prendeu em uma realidade alternativa; e, agora, o Deus do Trovão finalmente dá atenção a algo que vem incomodando desde o início desta fase: o Mjolnir tem sido levantado por várias pessoas que aparentemente “não são dignas” e a cada dia fica mais pesado para o seu atual mestre.

Continua após a publicidade

Vale destacar que, no passado, tivemos bravas pessoas que já ergueram o martelo de Thor, a exemplo do alienígena Bill Raio Beta, de Jane Foster e de Steve Rogers, o Capitão América. Mas, recentemente, um humano conseguiu levantá-lo facilmente, assim como Tony Stark e Loki, entre outras pessoas. Enquanto isso, Odinson sofre para fazer coisas comuns com o Mjolnir, e, em alguns momentos, sequer consegue levantá-lo.

Resposta também pode explicar por que o Capitão América ergue o Mjolnir no MCU

Pois bem, em Thor #15, escrito por Donny Cates e desenhado por Michelle Bandini, vemos que Thor ainda não parece estar muito à vontade em sua posição como rei de Asgard. Na verdade, essa fase de Cates vem mostrando que Odinson ainda não estava preparado para assumir o trono no lugar de Odin. E os problemas com o Mjolnir têm tudo a ver com isso.

Na trama da revista, Odinson visita o Capitão América para falar sobre o assunto, já que Steve Rogers ergueu o Mjolnir mais de uma vez, e em situações de extrema urgência, como na saga A Essência do Medo. Na conversa, Thor explica que agora sabe a razão pela qual o Mjolnir não o obedece como antes. Segundo ele, o martelo foi forjado por Odin para ser a arma de um grande guerreiro em batalhas. E, embora esteja envolvido em combates, o Rei Thor não faz mais parte da “linha de frente” no fervor das lutas.

Continua após a publicidade

Essa revelação detalha melhor o que significa “ser digno” do Mjolnir: os detentores do martelo não precisam ser apenas guerreiros honrados com nobres intenções, mas também têm que estar na linha de frente de combate. Essa definição ajuda a compreender não somente quem levantou a arma nos quadrinhos, como também no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês): a partir disso, podemos supor que Steve Rogers, embora “fosse digno” para usar o Mjolnir em Vingadores: Era de Ultron, só pôde fazer isso em Vingadores: Ultimato porque estava no calor da batalha.

A explicação é bastante razoável e define melhor o que muitos tinham como algo mais subjetivo há anos, dando fim a várias especulações e teorias — mas, claro, as discussões de fãs sobre o assunto, ah, isso nunca vai acabar.