Homem de Ferro ganha título oficial que marca uma era no Universo Marvel
Por Claudio Yuge |
Se os fãs do Homem de Ferro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) lessem as HQs do herói nos anos 1990 ou no começo dos anos 2000, talvez sequer tivessem interesse por um personagem desgastado e decadente, em tramas sem originalidade alguma. Robert Downey Jr. fez muito bem a Tony Stark, e, vejam só, hoje a Marvel Comics até oficializa um título ao Gladiador Dourado que muda o universo da editora.
- Homem de Ferro é oficialmente conectado ao cantinho dos X-Men na Marvel
- Homem de Ferro terá que abandonar todas suas armaduras com cores clássicas
Atenção para spoilers de Capitão Marvel: Dark Tempest #3!
Só para lembrar um pouco da trajetória do herói, assim como no MCU, Tony Stark se tornou o Homem de Ferro por conta de uma necessidade: seu coração precisava de ajuda mecânica para funcionar, e ele também precisava de uma armadura para protegê-lo durante a rota de fuga quando esteve preso por terroristas.
Depois disso, foi Vingador e diretor da SHIELD, e, desde sua retomada como uma das principais franquias da Marvel, suas histórias têm mostrado como Stark é um homem à frente de seu tempo, criando armaduras e projetos cada vez mais inventivos e futurísticos — um desafio à própria imaginação sobre a tecnologia que já dispomos atualmente.
E isso está oficializado em um página da Marvel Comics, por meio de uma palavra proferida pela Capitã Marvel.
Qual foi o título oficial que o Homem de Ferro ganhou ao marcar era na Marvel?
Em uma prévia de Captain Marvel: Dark Tempest #3, Carol Danvers se encontra presa em uma “dimensão de bolso”, na qual encontra algum tipo de forma de vida não identificável que parece ser um híbrido de humano e máquina.
Quando a Capitã Marvel começa a questionar essa hipótese, ela percebe que colega de Vingadores já é um mistura homem e máquina faz um bom tempo: o Homem de Ferro. Então, ao pensar mais sobre isso, Danvers afirma que Tony Stark é “o transumano original” — é a Marvel concedendo ao Homem de Ferro esse título oficial.
Embora nas histórias da Marvel o Homem de Ferro não seja exatamente o primeiro híbrido orgânico e mecânico de seu universo, o fato de a editora chamar o herói oficialmente de “o transumano original” reposiciona a trajetória de escala evolutiva dos seres humanos em seu universo. Ou seja, pode-se dizer que foi com Tony Stark que a era de ciborgues e outros tipos de terráqueos com implantes eletrônicos se tornaram mais comuns.
Como a Marvel vem reposicionando sua hierarquia de poder e a própria história de seu universo, nada mais justo que colocar Stark como o primeiro homem de um novo passo evolutivo do ser humano — afinal, ele não somente mesclou sua carne com peças mecânicas, como também desenvolveu uma inteligência artificial que faz o ChatGPT parecer uma criança comendo lama.