Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como começou a treta entre Namor e Pantera Negra nos quadrinhos?

Por| 11 de Novembro de 2022 às 17h10

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre já está nos cinemas, e a trama deve seguir uma treta que se tornou recorrente nos últimos anos nos quadrinhos da Marvel. Dois reis e dois reinos entraram em colisão algumas vezes, tornando T’Challa e Namor dois heróis que, embora atuem do mesmo lado contra grandes ameaças, entram em discussões que transformaram faíscas em combates explosivos. Mas como, quando e de onde saiu essa rusga?

Atenção para informações dos quadrinhos que podem estragar surpresas do novo filme do Pantera Negra!

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre mostra que grande parte da história adapta a treta entre os heróis, mas com algumas diferenças. A primeira é que T’Challa não está presente, já que o ator Chadwick Boseman faleceu e foi substituído por outro integrante do reino de Wakanda. E outra é que, em vez de Atlântida, Namor representa um reino aquático diferente, Talocan, baseado do mito mexicano de Tlālōcān, o domínio do deus da tempestade asteca.

Continua após a publicidade

Ainda assim, o núcleo da briga entre os dois reinos, assim como os combates, seguem o que aconteceu nos quadrinhos.

Namor leva o conflito com mundo terrestre para a Wakanda do Pantera Negra

As raízes da treta entre Namor e Pantera Negra, na verdade, estão no próprio cisma que o povo submarino tem com o mundo terrestre. Para entender isso melhor, é preciso destacar como o reino de Atlântida afundou no Universo Marvel, que se baseou na história clássica de uma nação varrida para debaixo do oceano.

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, é preciso lembrar das duas das origens de Atlântida contadas nas páginas das revistas da Casa das Ideias.

A primeira conta que os Celestiais enviaram maremotos gigantescos contra o reino Deviante de Lemúria, no evento chamado de Grande Cataclismo, que mandou toda a vida senciente do local para debaixo d’água. E a segunda mostra que Zeus e outros deuses do Olimpo convocaram Poseidon para afundar Atlântida para conseguir acesso à magia do reino.

Independente de qual origem seja explorada, ambas geraram uma aversão de Namor e os atlantes contra o “mundo da superfície”. Além disso, a própria degradação da natureza e o desrespeito dos humanos com os mares e a vida submarina escalaram essa tensão para um ódio crescente entre os atlantes.

Continua após a publicidade

Namor quase varreu Wakanda do mapa

Ainda que Namor sempre tenha tido rusgas com o mundo da superfície, a briga com o Pantera Negra começou na saga Vingadores vs X-Men, publicada em 2012. Na trama, a Força Fênix escolhe cinco mutantes para dividir seu imenso poder cósmico, entre eles o rei de Atlântida. Os Maiores Heróis do Mundo intercederam imediatamente, por entender que isso representava uma ameaça à humanidade.

Durante o confronto entres os cinco mutantes empoderados, que representavam os X-Men, Namor é gravemente ferido pela Feiticeira Escarlate, que estava do lado dos Vingadores. Para se esconder da fúria do rei de Atlântida, Wanda se refugiou em Wakanda. Namor, que estava muito mais poderoso por conta de uma parte da Força Fênix, investiu pesado contra o reino do Pantera Negra, usando o próprio oceano para inundar o local.

Continua após a publicidade

Veja bem, Atlântida também é uma nação guerreira tecnologicamente avançada, então, os Vingadores tiveram que ajudar o Pantera Negra e reforçar Wakanda contra a investida dos atlantes. No final, eles conseguiram expulsar Namor, mas ao custo de grandes perdas wakandianas. Depois disso Namor perdeu os poderes da Força Fênix.

Só que a treta não terminou por aí.

Wakanda e Pantera Negra contra-atacam Namor e Atlântida

Em 2013, a saga Infinitomostrou parte dos Vingadores no espaço, lutando contra os alienígenas conhecidos como Construtores, enquanto outra parte estava na Terra, junto com os Illuminati, para deter Thanos e a Ordem Negra. O Titã Louco veio para nosso mundo em busca de seu filho, o inumano Thane.

Continua após a publicidade

Tanto Namor quanto o Pantera Negra faziam parte dos Illuminati e deixaram momentaneamente as diferenças de lado para evitar que Thanos matasse seu filho. Contudo, no meio do conflito, Shuri, que na época era a Pantera Negra rainha de Wakanda, aproveitou a distração de Namor para destruir Atlântida.

E a coisa fica ainda pior: quando Thanos vai para uma devastada Atlântida em busca de uma das Joias do Infinito, Namor mente para o Titã Louco e diz que o artefato está em Wakanda — daí veio a inspiração para o ataque de Thanos e a Ordem Negra vista no filme Vingadores: Guerra Infinita.

No decorrer de Infinito e do conflito entre Atlântida e Wakanda, ambos os reinos são destruídos pelos exércitos de Thanos. Após esses episódios, não houve novos combates entre os dois povos, mas os acontecimentos tornaram Namor e Pantera Negra em desafetos — algo que até se estendeu em alguns momentos nas Guerras Secretas de 2015.

Continua após a publicidade

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre usa uma razão semelhante pela qual Namor invade Wakanda, só que, desta vez, em vez de Wanda, quem fica refugiada na nação de T’Challa é Riri Williams, a Coração de Ferro — personagem que seguirá os passos de Tony Stark, o Homem de Ferro.