Batman vence seu vilão mais poderoso com sacrifício de ex-Robin
Por Claudio Yuge |
Nos últimos meses, Batman tem lutado contra uma versão distorcida de si mesmo, na forma de uma parte cruel de sua mente, chamada de Zur-En-Arrh, combinada com um robô feito à sua imagem, o Failsafe. E, depois de ser derrotado por uma criatura quase imbatível que possui sua inteligência e expertise em combate, o Homem-Morcego só consegue vencer com a ajuda de um ex-Robin sacrificado durante a luta.
- Batman: 10 aspectos pouco conhecidos que novos leitores precisam saber
- Por que o Batman tem tantas tretinhas com o Lanterna Verde?
- Batman | HQ finalmente explica como o herói surge do nada e desaparece
- Como o Batman dorme?
Atenção para spoilers de Batman #148!
Nos últimos meses, a faceta mais cruel e desumana de Bruce Wayne, criada apenas para ser utilizada no caso de manipulação psicológica, o Batman de Zur-En-Arrh, tomou o controle de sua mente. O herói até conseguiu se livrar de sua influência, mas esse “avatar cerebral” escapou para a realidade, justamente para o comando de Failsafe, um robô imbatível criado para ser uma contingência para o Homem-Morcego.
Nesse tempo todo, enquanto Bruce se recupera do assalto mental que sofreu, o Batman de Zur-En-Arrh segue impondo sua forma violenta e cruel de combater o crime. E, agora chegou o momento do confronto do Homem-Morcego com sua versão desumana.
Em Batman #148, lançado recentemente, Bruce, ainda se recuperando da violência emocional, física e psicológica causada pelo domínio de Zur-En-Arrh, vê-se rodeado por um exército inteiro de robôs sob o comando do corpo quase indestrutível do andróide Failsafe.
E aí que vemos Jason Todd, o atual anti-herói conhecido como Capuz Vermelho e seu segundo Robin— que, no passado, morreu de forma brutal —, sofrendo um golpe fatal de Zur-En-Arrh na cabeça.
Sacrifício do ex-Robin
Eis que a grande astúcia de Bruce entra em ação. A maior regra que o Batman tem é a regra de não matar, e o robô Failsafe, que atualmente carrega o “avatar mental” Zur-En-Arrh dentro de si, foi construído especificamente para garantir que essa regra fosse seguida. O andróide é uma contingência preparada pelo próprio Homem-Morcego.
Se Batman algum dia matasse, Failsafe seria ativado para caçá-lo. Ao enganar Zur-En-Arrh para, aparentemente, assassinar Jason, a contingência robótica foi ativada novamente, desligando o corpo de Zur-En-Arrh por dentro.
Ou seja, a morte de Jason foi a chave necessária para derrotar Zur-En-Arrh. E, felizmente, Batman tinha um plano para que o sacrifício do ex-Robin não fosse permanente. Originalmente, o Homem-Morcego seria assassinado; mas como o Capuz Vermelho entendeu que manter Bruce vivo seria mais importante, ele se ofereceu a passar por isso — até porque ele tem experiência com isso.
Batman foi completamente incapaz de salvar Jason na primeira vez que morreu, mas, desta vez, Bruce estava preparado. O Homem-Morcego inventou um novo traje que injeta resina de Lázaro (o milagroso elemento que ressuscita pessoas no Universo DC), e, no momento em que o Capuz Vermelho apagou, o herói o trouxe de volta.
Foi um plano audacioso e arriscado, contudo, no final das contas, Batman conseguiu vencer, pelo menos temporariamente, seu vilão mais poderoso — graças ao sacrifício de um ex-Robin.