Publicidade

Batman de Zur-En-Arrh toma o controle total da mente de Bruce Wayne

Por| 19 de Março de 2024 às 16h20

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Tudo aquilo que todos previam aconteceu, e de uma forma ainda pior do que muitos imaginavam: a “personalidade reserva” de Batman, Zur-En-Arrh, tomou o controle da mente de Bruce Wayne, e, agora, além de tocar o terror em Gotham City, ele também quer se apossar da cabeça de seu filho, o Robin Damian Wayne.

Bem, se segura aí que agora vem um resumo daqueles cheios de maluquices que não têm como serem detalhadas em poucas palavras — então, para não estender demais, vamos focar no que vem movendo esse arco.

Durante a saga Knight Terrors, no ano passado, todo mundo notou que Batman vinha demonstrando não somente um cansaço físico como também um grande desgaste mental. Enquanto isso, internamente, o Batman de Zur-En-Arrh, criado por um psiquiatra de Bruce, Daniel Captio, foi “construído” como uma contingência mental para o caso de ataques psíquicos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Para entender melhor, assim que sua mente é “raptada”, Zur-En-Arrh, que é uma versão despudoradamente violenta sem a humanidade de Bruce, aparece para proteger o herói. Ou, ao menos, é o que deveria acontecer. Só que, aproveitando-se do desgaste mental em Guerra de Gotham, a “personalidade reserva” tomou o controle da cabeça do Homem-Morcego.

O que Zur-En-Arrh está fazendo?

O próprio Zur-En-Arrh já havia criado uma outra contingência contra o Batman, um robô chamado Failsafe, que agiria no caso de o Homem-Morcego ficar insano. Só que esse monstro mecânico foi ativado inadvertidamente após acreditar que Bruce cruzou a linha e matou o Pinguim — que, na verdade, simulou sua morte.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O Failsafe foi desenvolvido pelo Batman de Zur-En-Arrh, então, quando o andróide começou a atacar, Batman permitiu que Zur-En-Arrh assumisse o controle do corpo de Bruce para tentar derrubar a ameaça mecanizada. Infelizmente, Failsafe provou ser muito resistente, e o confronto de Batman com a contingência terminou com Bruce sendo enviado para uma dimensão alternativa — eu avisei que a história teria seus momentos malucos.

A mente do Batman ficou ainda mais zoada pela viagem dimensional, e, para piorar as coisas, Bruce acabou em uma Gotham alternativa, onde passou semanas lutando contra a “versão mundial do Coringa”, o Máscara Vermelha.

Zur-En-Arrh quer o Robin

Continua após a publicidade

Zur-En-Arrh vinha influenciando lentamente as ações de Bruce, fazendo-o agir de um jeito mais violento, como aconteceu em Guerra de Gotham, quando Batman foi mais brutal e implacável com os criminosos e até realizou uma lavagem cerebral no Capuz Vermelho, o ex-segundo Robin, Jason Todd.

A personalidade reserva afastou com sucesso Bruce da BatFamília, permitindo que Zur-En-Arrh iniciasse a próxima fase de seus planos finais para erradicar o crime. Com Batman completamente isolado, Zur-En-Arrh pressionou para assumir o controle de seu corpo durante a batalha mais recente do Cavaleiro das Trevas com o Coringa durante o arco Mindbomb.

Bruce ainda conseguiu resistir a Zur-En-Arrh, que foi forçado a sair de sua mente e a transferir sua consciência para a forma robótica de Failsafe. Depois disso, o vilão prendeu Batman em uma cela da Penitenciária Blackgate. Agora, em Batman #145, lançado recentemente, Zur-En-Arrh, armado com mísseis, drones e todos os poderes contidos em seu novo corpo à prova de falhas, rapidamente tomou Gotham City para si.

Continua após a publicidade

Ele atacou violentamente as gangues, deixando alguns membros para trás como alerta; e eliminou o Charada, enquanto a BatFamília, sem saber que se trata de Zur-En-Arrh, assiste horrorizada a tudo isso. No entanto, um dos integrantes se sentiu “acolhido” por essa “nova versão” do Batman: seu próprio filho Damian, que sempre quis um pai mais severo contra os bandidos.

E a prévia de Batman #147, que chega às bancas gringas em maio, não é nada animadora para a BatFamília, pois, ao que parece, Zur-En-Arrh vai conseguir colocar o Robin Damian Wayne ao seu lado. Seguimos acompanhando.