Publicidade

Como o Batman dorme?

Por| 18 de Maio de 2023 às 15h41

Link copiado!

DC Comics
DC Comics
Bruce Wayne

Todo mundo sabe, Batman é o maior protetor de Gotham City, uma cidade que tem as dimensões e um índice populacional semelhantes aos de Nova York. E, além de atuar como herói, muitas vezes na Liga da Justiça, Bruce Wayne também tem uma vida como empresário. Mas como ele faz para dormir com uma vida tão agitada, que exige tanto de sua disposição física?

Essa é uma pergunta que atormenta a DC Comics há muitos anos. Muitos quadrinhos e filmes retratam Batman voltando para a Mansão Wayne durante o amanhecer, após uma longa noite de luta contra o crime em Gotham City. Já vimos várias vezes o Homem-Morcego indo deitar exausto, sem ao menos tirar seu uniforme; para, então, retornar todo recomposto para a vigília da próxima noite — o que não é muito verossímil, até porque nem mesmo daria tempo de o herói também atuar como empresário ou ter uma vida pessoal.

Em Batman, de Tim Burton, de 1989, chegamos a ver um outro tipo de método usado pelo Homem-Morcego, que fica, literalmente, de ponta-cabeça durante seus cochilos — exatamente como o animal que ele representa. Mas, também, não há algo que indique que esse tipo de soneca possa ser recompositora.

Continua após a publicidade

A questão ficou ainda mais importante depois da virada dos anos 2000. Isso porque a audiência ficou mais exigente com esse tipo de pergunta, especialmente relacionada a heróis como Batman, que não possui superpoderes — veja bem, os garotos que talvez acreditassem que um “capacitor de fluxo” pode permitir a viagem no tempo não são os mesmos atualmente.

Vimos essa preocupação chegar ao set de Batman Begins, em meados de 2000. O filme de Christopher Nolan aborda essa questão, mostrando como Bruce Wayne tenta dividir sua vida pessoal com o alter-ego, e ainda assim dormir: em certa cena, o bilionário é acordado por Alfred às 15h, depois de uma noite de luta contra o crime, com direito a uma vitamina para reanimar o herói.

Na sequência de Nolan, em Batman: O Cavaleiro das Trevas, até vemos um desenvolvimento disso, em uma cena em que Wayne perde uma reunião importante justamente porque perdeu a hora após ter que dormir a mais para se recompor.

Continua após a publicidade

Grant Morrison introduziu o microssono ao Batman

Como o Batman exige histórias mais “pé no chão”, justamente porque ele é um herói humano e sem superpoderes, o escritor Grant Morrison encontrou em meados de 2000 uma forma científica para explicar como Bruce Wayne dorme: por meio do que a ciência explica como o processo chamado de microssono.

Em uma trama de Batman #682, vemos Alfred preocupado com o sono de seu patrão, para então presenciarmos Bruce Wayne “ativando” o microssono, que seriam pequenas sonecas que ele realiza para se recompor ao longo do dia. O Homem-Morcego teria conseguido treinar seu corpo e mente para realizar isso de forma que consiga se recuperar, tanto fisicamente quanto psicologicamente, ao longo de seu movimentado dia.

Continua após a publicidade

Segundo a Sleep Foundation, o microssono é formado por cochilos esporádicos de poucos minutos ou até segundos, inclusive de olhos abertos, o que traz a impressão de que a pessoa ainda está acordada. Só que, diferente do que é mostrado nas páginas de Batman, isso não é registrado na realidade como algum acontecimento proposital — ou seja, ninguém consegue “programar” seu corpo para se recompor completamente com o microssono da mesma forma que uma boa noite de sono consegue fazer.

Batman tem dormido mais nas HQs

O assunto sumiu um pouco das páginas dos quadrinhos nos últimos tempos, mas há várias sugestões de que, para Batman conseguir dormir mais, ele recebe a ajuda de seus aliados da BatFamília. Além do auxílio constante de Robin, Wayne até mesmo recrutou há alguns anos o herói mirim Duke Thomas, conhecido como Sinal, para patrulhar as ruas de Gotham City durante o dia, enquanto o Homem-Morcego descansa.

Continua após a publicidade

Além disso, nos arcos dos últimos anos, vimos a DC mais preocupada com o legado de seus personagens, incluindo Batman. Assim, a BatFamília tem aparecido mais nas tramas, como uma rede de suporte para o herói de Gotham City.

Isso sugere que, com Robin, Asa Noturna, Batgirl, Batwoman e todos os outros personagens ligados à BatFamília dando suporte, Wayne pode estender suas horas de sono, para ter uma noite completa para se recompor, sem a necessidade de “ativação” do microssono.