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Conar arquiva processo sobre comercial com Elis Regina recriada por IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Agosto de 2023 às 17h26

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Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
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O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu arquivar o processo relacionado a um comercial da Volkswagen no qual Elis Regina aparece recriada por inteligência artificial. Na visão do órgão, o uso da imagem da cantora foi acordado com a família dela, enquanto a ausência de regulação sobre o tema não levanta mais questões quanto ao uso da tecnologia.

Ao iniciar a análise, a instituição considerou as manifestações contrárias dos consumidores e se atentou a dois pontos principais. A ideia foi avaliar se o uso da imagem de uma artista falecida, recriada por IA, era respeitoso e ético, bem como entender se havia necessidade de indicação clara de que as imagens dela foram criadas a partir da tecnologia conhecida como deep fake.

O consentimento dos herdeiros, assim como as cenas de Elis cantando como fazia em vida, foram consideradas para dispensar o primeiro argumento. Já a negativa em relação ao segundo está relacionada à ausência de regulamentação sobre o setor de inteligência artificial, assim como a ideia de que o uso da tecnologia estava evidente no comercial.

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Elis Regina "ressuscitada por IA"

Lançado em 4 de julho, o vídeo em questão promove o retorno da Kombi ao Brasil, agora em versão elétrica e batizada de ID.Buzz, e também o aniversário de 70 anos da Volks — o veículo foi o primeiro lançado pela marca no Brasil. Nas imagens, Elis Regina aparece ao volante do modelo clássico também conhecido como “Corujinha”, e faz um dueto com a filha, Maria Rita, que dirige a nova edição.

O arquivamento do processo foi decidido na última terça-feira (22), em sessão virtual de julgamento que também contou com a participação da Volkswagen e da AlmapBBDO, agência de publicidade responsável pela peça. O voto foi unânime e acompanhou uma moção à diretoria do Conar para que sigam acompanhando as melhores práticas, casos e recomendações quanto ao uso de IA, diante dos impactos da tecnologia na publicidade.

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Em nota, a Volkswagen do Brasil citou a propaganda como inovadora e disse ter recebido com satisfação a decisão de arquivamento do processo pelo Conar. A companhia afirmou, ainda, se orgulhar de ser uma marca presente na vida dos brasileiros, com mais de 25 milhões de carros fabricados no Brasil e uma estratégia mundial de ser mais humana e próxima das pessoas.